Prefeitura de Campina Grande enfatiza importância da campanha Destinação de Renda, que beneficia crianças e adolescentes

Lançamento oficial ocorreu nesta quarta-feira durante audiência pública na Câmara Municipal

A Prefeitura de Campina Grande continua convidando a população para participar do programa Destinação de Renda, cuja campanha com tema: “Declare seu amor pelas Crianças e Adolescentes, é encabeçada pelo Grupo de Trabalho Articulado (GTA) por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Administração (SAD) e Finanças (Sefin), além do Conselho Municipal de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA), em parceria com a Delegacia da Receita Federal-CG.

O lançamento oficial da campanha, que tem como objetivo conscientizar os contribuintes a destinar 3% do Imposto de Renda 2022, no ato da declaração, para o Fundo da Criança e do Adolescente – FIA, ocorreu nesta quarta-feira na Câmara Municipal, com a presença de integrantes do grupo GTA, autoridades e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, o coordenador de Projetos e Planejamento da Semas, Alexandro Felizardo, enalteceu a iniciativa. “É imprescindível essa mobilização no sentido de conscientizar a população para essa contribuição, já que na prática, significa o avanço de mais políticas públicas em prol das crianças e adolescente no município”, destacou Alexandro, que na oportunidade, representou o secretário Valker Neves.

“Eu já fiz a minha destinação e conclamo a todos que façam o mesmo, pois é uma contribuição que não vai onerar o cidadão, é uma atitude que vai ajudar diretamente um segmento que precisa do nosso apoio”, disse o presidente da Câmara, vereador Marinaldo Cardoso. Autor da propositura para a criação do Programa de Destinação de Renda no município, que resultou na Lei nº 7.932, em maio de 2021, o suplente de vereador Rubens Nascimento, destacou o trabalho do GTA para execução da campanha. “Devemos agradecer e parabenizar o trabalho do Grupo de Trabalho Articulado e a Prefeitura de Campina Grande na execução e divulgação desta campanha, que se propõe a mudar a vida de milhares de crianças e adolescentes no município”, declarou Rubens Nascimento.

“Apesar da Receita ter como missão a administração tributária e aduaneira e exercer essa missão com responsabilidade, com respeito ao cidadão, trabalhamos ao longo de todo o na campanha de destinação. Buscamos, incansavelmente, regularizar conselhos e fundos municipais e estaduais dos direitos da criança e do adolescente”, ressaltou o coordenador de Cidadania Fiscal na 4ª Região, Gilberto Mendes Rios.

Durante a audiência, a diretora da Associação dos Contadores, Luciana Alencar, enfatizou a importância de procurar a orientação de um Contador, uma vez que a categoria, junto ao Conselho Regional de Contabilidade, é sensível ao objetivo da campanha.

Campanha Destinação de Renda

Para quem quiser destinar o recurso no ato da declaração do IR 2022, o prazo foi prorrogado até o dia 31 de maio e pode ser feito diretamente no programa da Receita Federal, por meio do aplicativo. Nesta campanha, o contribuinte vai poder destinar para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) apenas (3%) do valor devido ao Governo Federal. A coordenadora do Conselho de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA), que faz parte do GTA, Renata Andrade, também participou do evento.