Prefeitura de Campina Grande está ultimando preparativos para 1ª Edição do Expoautismo

Evento acontecerá na próxima segunda-feira, 03 de abril, na Pirâmide do Parque do Povo.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD) da Secretaria de Assistência Social (Semas), está ultimando os preparativos para a 1ª Edição da Expoautismo, que será realizada na próxima segunda-feira, 03 de abril, das 14h às 17h, na Pirâmide do Parque do Povo.

As inscrições foram encerradas no último sábado, 25, com o total de 40 inscritos. Evento ocorre um dia depois da comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que ocorre em 02 de abril

Durante a exposição estarão reunidos trabalhos de cunho artístico e cultural, relacionados à dança, música, esculturas, pinturas, literatura, poesia, fotografia e artesanato, demonstrando todo o talento e criatividade deste público. A exposição vai evidenciar, principalmente, as potencialidades de cada participante que será prestigiado por familiares e amigos.

Um dos artistas que estará participando da Expoautismo é Kleber Batista, 16 anos, que é autista. O garoto cursa o 8º ano do Ensino Fundamental. Ele toca triângulo e começou a pintura em tela aos 8 anos de idade. A produção já resultou em quase 10 telas e, atualmente, ele está se dedicando a uma tela especial com “Lampião e Maria Bonita”, para apresentar na Exposição.

Kleber já participou de outras exposições no Município, inclusive em eventos da Coordenação PCD. “Estou ansioso em poder mostrar em mais uma oportunidade o que consigo fazer. Amo pintar e recebo apoio da minha família, em todos os meus trabalhos”, disse o artista mirim.

A mãe, Sandra Batista, que é assistente social, conta que a inspiração do filho está na irmã, Karla Batista, que é artista plástica. Ela ressaltou sobre a importância desse incentivo, por parte da Prefeitura de Campina Grande. “São momentos ímpares para os nossos filhos, os quais enfrentam desafios todos os dias. Essa é uma forma também deles expressarem os sentimentos e desejos. Sou grata por mais essa iniciativa por parte da Prefeitura de Campina Grande e Coordenação PCD”, disse Sandra Batista.

A Expoautisomo acontece na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. A data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Inscrições

Uma das exigências no ato da inscrição, encerrada no último sábado, 25, com o total de 40 inscritos, foi o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, devidamente comprovado por meio de laudo médico. A exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades e potencialidades, será destinada, também, aos trabalhos de estudantes matriculados nas escolas da Rede Municipal e vai premiar com medalhas os participantes, além da entrega de certificado.

De acordo com Edna Silva, coordenadora PCD, pela primeira vez Campina Grande estará realizando um momento único e importante na vida de dezenas de autistas, que terão seus trabalhos e suas habilidades reconhecidas pelo público que comparecer ao evento.

“Toda a nossa equipe está ansiosa, pois sabemos o quanto é importante essas pessoas serem incentivadas, ter todo o apoio necessário para mostrar o quanto são capazes e sensíveis, dentro das suas compreensões de vida. Queremos, desde já, convidar a todos para se fazerem presentes nesse momento especial, que será a primeira de muitas outras edições, realizadas pela Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenação PCD e da Semas, com o objetivo de tornar o município cada dia mais inclusivo. Aos poucos, chegaremos lá”, concluiu Edna Silva.