Prefeitura de Campina Grande faz balanço do primeiro final de semana da 8ª Ação Intersetorial de combate ao Trabalho Infantil

Ações acontecem no Parque do Povo, onde equipe de 30 colaboradores se revezou, no sábado e domingo, analisando possíveis casos de violações contra crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Campina Grande por meio da Gerência da Criança e do Adolescente e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria de Assistência Social (Semas), iniciou no último final de semana os trabalhos da 8ª Ação Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil. Na noite do sábado, 03, em uma das salas do Centro Cultural (que funciona como base), a equipe recebeu orientações sobre o trabalho que seria desenvolvido no Parque do Povo neste primeiro final de semana d”O Maior São João do Mundo. Além de Campina Grande, a ação será desenvolvida nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista.

Em seguida, as equipes percorreram setores do Parque do Povo, com o objetivo de observar, inicialmente, a presença de crianças e adolescentes. A meta, de acordo com a coordenação da campanha, é garantir que os direitos desse público sejam respeitados, evitar qualquer tipo de violação e também tentar coibir qualquer outra situação de risco, como o abuso e exploração sexual; a venda de bebidas alcoólicas e a mendicância, entre outras situações.

Ainda no sábado (3), as equipes observaram algumas situações que chamaram a atenção, a exemplo de 13 crianças de colo em situação de risco em espaço de grande aglomeração. Em outro momento, um adulto bebendo ao lado de um adolescente (sem existir comprovação de parentesco); o que pode remeter às situações de exploração sexual. Foi verificado ainda o caso de uma família inteira que fazia uso de bebidas alcoólicas, mesmo estando acompanhada de dois filhos adolescentes. Neste caso, todos receberam orientações da equipe.

Também foram observadas circunstâncias envolvendo dois adolescentes e uma criança. Um deles o adolescente consumia bebida alcoólica; depois uma garota aparentando embriaguez e também uma criança, de apenas sete anos de idade, desacompanhada dos pais na festa.

No domingo, 04, 17 adolescentes foram flagrados em diversas situações de risco, sendo 15 deles utilizando bebidas alcoólicas; um outro vendendo drogas e outro, (16 anos), fazendo reciclagem. Na mesma noite foi constatado que cinco mães estavam dançando, em um determinado ponto do Parque do Povo, enquanto os filhos passeavam sozinhos.

“Algo de fato que está nos preocupando nesse início dos trabalhos é a quantidade de bebês presentes à festa, filhos de mães adolescentes, que permanecem até às duas horas da madrugada. É importante fazermos esse trabalho de sensibilizar os pais, para terem cautela, bom senso, cuidado e evitar essa exposição, já que não são apenas os ruídos que, segundo especialistas, causam danos irreparáveis aos ouvidos das crianças. Mas às situações como empurrões, agressões ou qualquer outro tipo de vulnerabilidade a que essas crianças estão expostas, “disse Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente.

A gerente lembra ainda que, ao identificar violações contra as crianças e adolescentes, qualquer cidadão pode realizar denúncias através do disque 100 ou disque 123 e acionar o Conselho Tutelar. “Estaremos com equipes de forma volante, em Campina Grande e distritos nesse São João, fazendo o diagnóstico e identificando possíveis casos de violações, mapeando esses territórios para realizar esse trabalho, não só nesse período de São João, mas de forma permanente”, concluiu a gerente.

Codecom

COMPARTILHAR