Prefeitura de Campina Grande inicia projeto educacional pioneiro para imigrantes venezuelanos

Primeira turma será formada por seis alunos da etnia Warao que assistirão aulas em escola da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e da Educação (Seduc), inicia nesta segunda-feira, 07, o ano letivo da Comunidade Waraos, formada por seis venezuelanos (3 idosos, 2 adultos e 1 adolescente). Será uma turma pioneira na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) direcionada aos imigrantes venezuelanos.

As aulas acontecerão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 17h30 às 20h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emídio Viana Correia, no bairro do Jeremias. Atualmente, oito venezuelanos estão acolhidos no Espaço Humanitário do Imigrante Warao, que também funciona no Jeremias.

De acordo com Samara Almeida, advogada da Semas que atua com a Comunidade Waraos, a Prefeitura incluiu essas pessoas no sistema de ensino não somente para garantir o direito social. Mas também, como suporte para essa adaptação e inserção na sociedade, além de ser um instrumento para o desenvolvimento da autonomia dessas pessoas. Os venezuelanos chegaram em Campina Grande no mês de dezembro de 2019 e as aulas não começaram antes em virtude da pandemia da covid-19.

“Tínhamos a garantia das vagas, mas a educação remota não contemplava ainda esse público. Mesmo assim continuamos com o processo de preparação e capacitação da comunidade escolar, desde funcionários a educadores, para receber não só as famílias de imigrantes venezuelanos, mas de indígenas da etnia Warao”, destacou Samara Almeida.

A professora de ensino fundamental, Kalina Pereira da Costa, que está há 20 anos na Escola Padre Viana, ficará responsável por essa turma que, inicialmente, estará trabalhando o letramento, cálculos simples e a alfabetização.

“Houve um grande empenho e sensibilidade da Prefeitura, tanto por parte da Semas quanto da Seduc, para fazer essa ação pioneira acontecer em Campina Grande. Estou ansiosa e com um sentimento de gratidão pela confiança”, declarou a professora Kalina.