Prefeitura de Campina Grande intensifica serviços de apoio e inclusão social para população LGBT

Durante todo esse período das festas juninas, que em Campina Grande prossegue até o próximo domingo, 10, a população tem intensificado as visitas à sede da Coordenação de Ações e Políticas Públicas para População LGBT, que funciona na Rua Irineu Joffily, centro da cidade, à cerca de 500 metros do Parque do Povo, local onde é realizado o Maior São do Mundo.

O serviço que é promovido pela Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promove ações de apoio e inclusão para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais (LGBT), além de orientações sexuais e identidades de gênero.

No local, uma equipe formada por técnicos e assistentes sociais, está à disposição da população para orientações, informações, e a distribuição de preservativos de forma gratuita, além de atendimento voltado para acolhimento e fortalecimento de vínculos familiares, especialmente para quem sofre conflitos ante a diversidade de orientação sexual e precisa de apoio familiar.
Nova Coordenação

Atuando no serviço desde 2020, a assistente social, Rosangela Florêncio da Silva, assumiu recentemente a coordenação interina do setor, e conta que pretende dar continuidade as ações que o serviço realiza: “ Vou solidificar o que já existe e ampliar parcerias com a iniciativa privada, em busca de promover mais cidadania e dignidade para a população LGBT”, afirmou a nova coordenadora.

AlphaTRANSforma

Como forma de trabalhar a inclusão social e garantir benefícios para essas pessoas, uma outra importante iniciativa da coordenação LGBT, é a inclusão produtiva, que busca oferecer cursos de capacitação e inserção no mercado de trabalho para essa população, promovendo um resgate a sua autoestima.
Um benefício que vem sendo realizado graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Campina Grande com Instituto Alpargatas, através do projeto “ Alpa TRANSforma”, que visa ampliar a possiblidade de empregabilidade de pessoas trans, travestis e outras identidade de gênero, através da educação.

Uma nova turma do curso na área industrial, está prevista para começar no início de Agosto, com 20 vagas disponíveis, no período da tarde, às segundas, quartas e quintas. Para se inscrever é só acessar https://docs.google.com/forms/d/1tpoI730bluSKdkpeZ3u3yBepRVJdSWJt00TfB6XzJXU/viewform?edit_requested=true

Serviço

A sede da Coordenação LGBT funciona à Rua Irineu Joffily, 207 – Centro, de segunda à sexta, no horário das 8h às 12h. Informações através do número: (83) 9 9916-2181.