Prefeitura de Campina Grande lança projeto “Diversão e Inclusão Social” voltado para famílias em situação de rua

Ação vai oferecer desde orientações sobre os prejuízos com o trabalho infantil até existência de vagas no mercado de trabalho

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Assessoria de Planejamento e Projetos, estará realizando na próxima sexta-feira, 25, a ação “Diversão e Inclusão Social”, que tem como objetivo a oferta de serviços para as famílias em situação de rua. A inciativa acontecerá das 8h ao meio-dia, no Ginásio de Esportes Plínio Lemos, localizado no bairro de José Pinheiro.

Na ocasião vários serviços serão levados às famílias, à exemplo dos encaminhamentos para o mercado de trabalho; treinamento para jovem aprendiz, ofertados pelo Sine-CG; orientação sobre os prejuízos do trabalho infantil, repassadas por técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Haverá ainda a presença de técnicos do programa RUANDA, que atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Eles realizarão jogos e atividades lúdicas, na unidade educativa móvel do programa.

A ação contará ainda com o apoio e serviços das Secretarias Municipais de Cultura (Secult), que levará oficinas de artes para crianças e adolescentes; Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) e da Coordenadoria da Mulher, com orientações sobre os direitos da Mulher, numa alusão ao mês dedicado às mulheres.

De acordo com o gerente de Planejamento e Projetos, Alexandro Felizardo, o objetivo desta primeira ação, que vai contemplar vinte famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social ou em situação de trabalho infantil, previamente cadastradas, é manter esse contato para conhecermos mais de perto as demandas. “Dessas famílias serão conhecidas as necessidades, anseios, além de estreitar os laços e facilitar o acesso delas aos vários serviços oferecidos pela rede, em especial, à empregabilidade”, declarou.

Alexandro Felizardo ressaltou, que essa é a primeira de muitas ações pensadas pela gerência de Planejamento e Projetos. “A ideia é que elas sejam realizadas sempre na última sexta-feira de cada mês e com um número bem maior de famílias assistidas”, ressaltou o gerente.

“Um projeto que vamos finalmente colocar em prática, fruto de muitas discussões sobre a forma e espaço que utilizaríamos para atingir o maior número de pessoas e avançarmos ainda mais, inclusive com o apoio de outras secretarias. Um outro fator importante é a assinatura de um termo de compromisso, por parte de cada mãe presente, para evitar que os filhos permaneçam nas ruas. Esse é um dos principais motivos de toda essa ação”, concluiu o secretário da Semas, Valker Neves.