Prefeitura de Campina Grande oferece serviços na Praça da Bandeira, como parte da programação de Valorização da Pessoa Idosa

No local foram oferecidos serviços de saúde, assistência social, beleza e estética, atividade física e atrações culturais.

No segundo dia de programação da “Semana de Valorização da Pessoa Idosa”, com tema SuperiorIDADE – Valorizando a Terceira Idade, vários serviços da Prefeitura de Campina Grande foram oferecidos na manhã desta terça-feira, 03, na Praça da Bandeira. A ação foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e de forma intersetorial com o apoio de outras secretarias municipais. No local estiveram reunidos o CadÚnico, que atuou com informações sobre cadastramento; serviços de beleza, como cortes de cabelo, escova e designer de sobrancelha; através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Especializado em Assistência Social (Creas) e a Coordenação LGBT, levaram orientações e distribuíram material informativo sobre os serviços. Equipes da Saúde realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia e de imunização. Já a Secretaria de Cultura esteve presente com a apresentação do grupo ‘Sempre Vivas’ (formado por mulheres) com a dança da peneira; e o Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI/Semas), com apresentação do Coral Colibris.

Profissionais da Start Academia realizaram exercícios e promoveram aula de dança, além de orientar sobre exercícios que podem ser feitos em casa, principalmente pelos idosos. Profissionais do Espaço de Fisioterapia e Pilates, que funciona nas Malvinas, ofereceram massagens ao público presente e equipes da Escola Técnica São Vicente de Paulo ofereceram testes de glicemia e aferição de pressão.

A dona de casa Maria Bernadete, 67 anos, aproveitou a oportunidade para receber massagens. Ela conta que soube da ação através de uma amiga. “Ontem eu estava com muitas dores e hoje aproveitei para usufruir desse benefício e estou bem melhor”, disse a dona de casa.

“A pessoa idosa fica muitas vezes isolada e a partir de ações como essa conseguimos juntar muitos benefícios, os quais eles buscam e precisam, a exemplo, principalmente, dos serviços de saúde. Uma ação importante para promover o resgate e a dignidade desse público”, destacou a coordenadora de Atenção da Saúde do Idoso (SMS), Zelma Martins

Para a gerente da Pessoa Idosa no Município, Rosemary Guimarães, é preciso reforçar a valorização da Pessoa Idosa, dando a ela a oportunidade de sair de casa, de se reunir socialmente em outros espaços, de fortalecer os vínculos e também mostrar para a sociedade que estamos nessa fase e, enquanto existir vida, há sempre o que fazer. Temos certeza que o idoso que foi alcançado nessa ação, em qualquer um dos serviços, saiu muito satisfeito”, disse a gerente.

Programação até sexta-feira

Nesta quarta-feira, 04 (14h), haverá uma Tarde Cultural, no Teatro da Estação Cidadania e Cultura nas Malvinas; na quinta-feira (05), às 7h, um Piquenique no Parque da Liberdade; e o encerramento na sexta-feira (06), com 2ª Corrida da Pessoa Idosa, a partir das 7h.