Prefeitura de Campina Grande otimiza preparativos para a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Evento ocorre na próxima segunda-feira, no Sine Municipal, com a presença de representantes de diversas secretarias e da sociedade civil.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), e da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN), está ultimando os preparativos para a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com tema ‘Reconstruindo o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA)’. O evento que ocorre na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no auditório do Sine Municipal, tem como objetivo reunir diversas secretarias e órgãos voltados à política pública de Segurança Alimentar com a finalidade de discutir melhorias neste setor.

Durante o evento, que contará com a presença de membros das Secretarias de Educação (Seduc), de Saúde (SecSaude) e de Agricultura (Seagri); também será realizado debate e explanações sobre assunto, e contará ainda com uma palestra proferida pela professora Shirleyde Santos, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Lagoa Seca.

Na oportunidade, os participantes da Conferência estarão abordando questionamentos e soluções sobre três Eixos Temáticos, são eles: ‘Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional’; ‘Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada’ e por fim, ‘Democracia e Participação Social’. Na ocasião ainda serão eleitos delegados, sendo nove da gestão municipal e 17 da sociedade civil.
“Estaremos realizando o evento na perspectiva de que as políticas públicas de segurança alimentar sejam ampliadas no município, criando estratégias de implantação para que possamos dar uma melhor qualidade de vida para a população. Todo isso, de forma sustentável, por meio da agricultura familiar, da geração de renda e ainda com uma cadeia produtiva que venha a trazer a participação da população e das pessoas em vulnerabilidade’’, disse Samara Nogueira, membro do CSAN.

Conferências Regional e Nacional

O evento tem ainda como meta, estabelecer diretrizes e prioridades da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Todos os pontos discutidos no evento, assim como da Conferência Regional, voltada para o Agreste, que ocorre em 22 de setembro, será levado para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN) que acontecerá em Brasília, de 11 a 14 de dezembro deste ano, reunindo representantes de todo o país para discutir os mesmos eixos temáticos.