Prefeitura de Campina Grande participa de operação voltada às pessoas em situação de rua

Operação, que iniciou nessa quinta-feira (03), contou com o apoio da equipe do Centro Pop, da Secretaria de Assistência Social e outros setores da Prefeitura, como forma de intensificar as ações no local.

A Prefeitura de Campina Grande participou de uma operação de forças de segurança pública, na manhã desta quinta-feira, 03, na Praça Clementino Procópio, no centro da cidade, voltada às pessoas em situação de rua e combate ao tráfico de drogas. Durante as abordagens realizadas à diversas famílias que frequentam o local, equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizaram busca ativa e orientações.

Na oportunidade, uma equipe do Centro Pop identificou duas pessoas que estavam ocupando a Praça e não faziam parte do cadastro da Unidade. Com isso, foram realizados os devidos encaminhamentos para um homem e uma mulher, sem vínculos, que estavam presentes no espaço por desavenças familiares. Como resultado, o homem foi atendido e com as orientações necessárias se retirou do local.

Nesta sexta-feira (04), durante uma nova ação do Centro Pop na Praça, com a presença da secretária da Semas, Pâmela Vital, a mulher foi atendida novamente, recebendo orientações e encaminhamentos para retornar à família. O caso dela continuará sendo acompanhado pela Semas, para que consiga se restabelecer. Conforme Mônica Loureiro, coordenadora do Centro Pop, esse é um trabalho de rotina, que consegue melhorar um pouco a vida de pessoas que se encontram nessas situações.

“A gente faz abordagens semanalmente, principalmente com o público da Clementino, todos são acompanhados pela nossa equipe. Pontualmente, nessa quinta, fomos contatados para estar no local onde apareceram duas demandas novas, no entanto, enquanto assistência, fizemos o que estava ao nosso alcance para ajudar essas famílias. Estamos cientes dos encaminhamentos necessários, diante do que cabe assisti-los e orientá-los”, disse Mônica Loureiro.

A secretária da Semas, Pâmela Vital, também integrou a ação desta sexta, durante as abordagens realizadas pela Unidade na Praça. Ela pontuou a importância dos andamentos voltados ao público em situação de rua. “Lá visualizamos o que podemos fazer para melhorar a vida de cada uma dessas pessoas, e a Semas já disse estar de portas abertas no que for necessário. Já peguei as demandas da coordenadoria em visita ao Centro Pop nesta manhã e vamos tentar realizar algumas melhorias o mais breve possível”, contou a secretária.

Operação

Além da Semas, a força tarefa reuniu órgãos de forças de segurança pública e serviços da Prefeitura, sendo eles a Polícia Militar, Guarda Municipal, Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Superintendência de Trânsitos e Transportes Públicos (STTP) e a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a fim de realizar um trabalho de reorganização no espaço. A operação seguirá até este sábado (05).