Prefeitura de Campina Grande participa de Solenidade de entrega de Certificados para 59 famílias que concluíram a primeira fase do Projeto Tilápia

A expectativa agora é para a segunda etapa que consiste na chegada dos peixes e início da produção, partir de outubro e novembro.

Na manhã desta quinta-feira, 03, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), através da Coordenação de Projetos e Planejamentos, participou da Solenidade de entrega de 59 Certificados para a turma concluinte da 1ª Fase da Capacitação do Projeto Aquaponia (sistema de cultivo que une a Piscicultura – cultivo de peixes -, e a Hidroponia – cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas), para a produção de peixes Tilápia, em ambiente controlado.

A solenidade realizada no Memorial Aluízio Campos (Complexo Aluízio Campos), faz parte de uma parceria entre Fundação da Universidade Regional do Nordeste – FURNE, e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com a Prefeitura; que em breve estará finalizando o projeto no local, com o objetivo de trazer desenvolvimento sustentável, para famílias da região.

O projeto Tilápia, teve em sua primeira fase, uma capacitação teórica para as famílias beneficiárias, com aulas uma vez por semana, com 96 horas/aula, no período de 7 meses; as quais foram selecionadas pelo Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), do Aluízio Campos e Distrito de Galante. Os participantes passaram a conhecer mais sobre ph (que serve para indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica), de água, de solo e oxigenação e outros detalhes do funcionamento do projeto, que já conta com 120 caixas d’agua instaladas no local, e que em breve serão interligadas.

Antonia Cristina, 41 anos, moradora de Galante, e mãe de dois filhos (de 11 e 26 anos), é uma das entusiastas do projeto. Ela conta que o esposo é pescador e trabalhava com a venda de peixes, mas há 10 anos, precisou dar uma pausa, por causa da dificuldade em adquirir o produto para vender. “Atualmente ele está trabalhando como servente de pedreiro, mas não vê a hora de ganhar dinheiro e abrir uma Peixaria, para ajudar no sustento da família”, conta a mulher.

A dona de casa também sonha em trazer o filho mais velho, que foi trabalhar no Rio de Janeiro há 6 anos, e pensa em voltara para casa, para quem sabe, trabalhar junto com a família. “Estou muito confiante no projeto e tenho certeza que é algo que vai impactar a nossa região, porque é grandioso e apostei desde o início, pois queremos sim que as coisas melhorem para a nossa família”, destacou a dona de casa.

“Queremos ser uma referência nessa área e que inclusive, possa servir de modelo para outras experiências, pois além da técnica utilizando a Aquaponia, estamos acoplando isso à Fazenda Vertical, para o cultivo de hortaliças, com pouco espaço e pouca água, utilizando também, a energia solar. A próxima fase, com a chegada dos peixes, deve ocorrer na primeira quinzena de setembro”, comemorou o presidente da Furne, Carlos Farias.

“Fico feliz em conhecer de perto detalhes do projeto Aquaponia e especialmente com a conclusão já da primeira fase, envolvendo tantas famílias da nossa região. Inclusive uma das prioridades do nosso prefeito Bruno Cunha Lima, é a Segurança Alimentar. Os peixes que aqui serão produzidos também irão atender o Restaurante Popular, (que logo será inaugurado); além de outras unidades da Semas, como os Cras e os Creas”, pontuou a nova secretária da Semas, Pâmela Vital.