Prefeitura de Campina Grande promove ação para lembrar importância em debater a temática da gravidez na adolescência

Palestra teve como tema a prevenção da gestação precoce e doenças sexualmente transmissíveis

A Prefeitura de Campina Grande realizou nesta quinta-feira, 10, uma palestra sobre o tema prevenção da gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis. O evento aconteceu no mês em que é celebrada a “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência” (1 até 8 de fevereiro), e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS II). A palestra foi direcionada aos jovens socioeducandos, (adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa), encaminhados pela Vara da Infância e Juventude e atendidos pelo serviço.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação na adolescência, (fase compreendida entre 12 e 18 anos de idade), pode trazer complicações para a mãe, para o feto e também para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

Pensando nos adolescentes que são atendidos pelo serviço, o CREAS II convidou o mobilizador do Núcleo de Cidadania Adolescente do UNICEF, Valber Rodrigues, para apresentar, de forma lúdica e objetiva, a importância dos cuidados com a saúde dos jovens e métodos contraceptivos. Ele estava acompanhado da psicopedagoga Maria Sarmento,

Na ocasião, os adolescentes tiveram a oportunidade de receber mais informações sobre o tema “prevenção à gravidez na adolescência”. Tudo foi apresentado de maneira simples, identificando situações diárias de familiares, amigos, relatando situações e experiências vividas pelas pessoas do grupo.

A adolescente M.B, de 18 anos, que está sendo acompanhada pelo CREAS há 6 meses, comentou sobre a palestra. Ela disse que ações, desenvolvidas pelo CREAS, a ajudaram a entender melhor sobre a própria vida. “Quero mudar o rumo e me formar em Administração, mas antes, vou trabalhar. Com as ações do CREAS aprendi também a escutar pessoas mais experientes e que querem o nosso bem de verdade”, declarou.

“O nosso papel, para com o socioeducando, é o de abrir os olhos. É fazer com que eles entendam como evitar determinadas situações, que pela falta de experiência de vida pode trazer uma série de transtornos para o dia a dia deles. É, sobretudo, fazer com que enxerguem melhor essa fase da vida e o quanto ela pode ser produtiva e promissora para um futuro melhor e bem mais saudável”, disse mobilizador, Valber Rodrigues.

Para Maria Sarmento, psicopedagoga e responsável pelo cumprimento das medidas socioeducativas, a sociedade deve partir do princípio da inclusão. “Quando a sociedade oferece oportunidades cidadãs, o jovem é facilmente ressocializado, com mais resultados positivos e menos investimento em práticas punitivas”, ressaltou a psicopedagoga.

Para Magliana Leite, gerente da Criança e do Adolescente da Semas, a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, regulamentada pela Lei Nº 13.798/2019, é mais uma importante estratégia de alcance do poder público, no intuito de impactar as famílias e a sociedade. “Através de ações de divulgação e mobilização social, a estratégia traz aspectos relevantes para o desenvolvimento da função protetiva das famílias”, destacou Magliana.

Sobre o Serviço

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II), ligado a Semas, desenvolve atividades com diversos públicos em situação de vulnerabilidade social, além de contribuir com atividades de ressocialização psicológica e social para mais de 100 jovens ao longo do ano. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Antônio Cirilo, bairro do Cruzeiro, em Campina Grande.