Prefeitura de Campina Grande promove atividades recreativas para crianças e adolescentes acompanhados pela Semas

Atividades foram iniciadas nesta segunda-feira, em alguns Centros de Referência em Assistência Social, e serão mantidas até o final deste mês no contraturno das escolas.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), iniciou nesta segunda-feira, 19, uma série de atividades recreativas para crianças e adolescentes acompanhadas pelos cinco Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s) ligados à pasta. A programação, cujo objetivo é proporcionar momentos de lazer, descontração e aprendizado para o público participante, será mantida até o dia 29 de fevereiro.

Durante duas semanas, as crianças e adolescentes acompanhados pelos SCFV´s dos bairros José Pinheiro, Bodocongó e Malvinas, além dos Distritos de São José da Mata e de Galante, estarão participando de atividades internas nas unidades dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Cras). No Cras funcionam os encontros regulares e passeios externos, com ações que incluem visitas aos parques, museus e aulas de artes marciais, entre outras atividades.

Conforme Fabrícia Lacerda, coordenadora do Cras José Pinheiro, as atividades iniciadas nesta segunda mostram o quanto as crianças e adolescentes estão empolgadas com a programação. “Ao todo nós teremos 200 crianças do bairro participando das atividades. Todas estão sendo cadastradas pelos pais para viabilizar a participação delas, conciliando com o horário da escola. O intuito é ter mais momentos de lazer e cidadania infantil. Isso é muito importante e hoje já notamos a empolgação de todos”, disse a coordenadora.

Maria Silva, de dez anos, foi uma das que participou, nesta segunda-feira, das atividades esportivas realizadas na quadra do Complexo Plínio Lemos, dentro da programação do José Pinheiro. “Eu sempre gosto das atividades que fazemos no Cras, porque é muito divertido. Agora quero participar de todas essas que a equipe fez para a gente. Hoje foi muito legal e quero ir para os parques brincar também”, disse a menina.

Leandro dos Santos, de nove anos, foi mais uma criança contemplada com a mesma atividade. “Eu estou esperando muito a visita no museu que tem bichos, que nós vamos fazer. Eu não gosto muito de esportes, mas tem um monte de coisas que ainda vou participar. Gosto mais de pintar e coisas assim. Por isso, eu estou animado para o montão de passeios que iremos participar”, contou o menino.

De acordo com Joelma Martins, diretora de Proteção Social Básica (PSB) da Semas, momentos como esses são fundamentais. “É uma forma de marcar essas crianças e conquistá-las, para que elas possam permanecer nas atividades cotidianas também no contraturno dos estudos delas nas escolas públicas. São momentos onde elas têm acesso às oficinas de lazer, cultura, arte e esportes, nas quais elas podem se entender como cidadãs e fazerem escolhas quanto às aptidões para o futuro mercado de trabalho, por exemplo”, declarou a diretora.