Prefeitura de Campina Grande promove Capacitação Itinerante para orientar jovens ao mercado de trabalho

Ação realizada no Cras Galante reúne, atualmente, 20 jovens ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Desde o último dia 24 de fevereiro, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, está realizando a V Edição da Capacitação Itinerante, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), no distrito de Galante. A ação, voltada para adolescentes do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e que já alcançou ao longo das demais edições, cerca de 100 adolescentes, vem abordando vários temas voltados ao mercado de trabalho, a exemplo de Autonomia da Adolescência, Postura Profissional, dentre outros.

Realizada pelo Peti desde 2018, a ação foi retomada após a pandemia e segue com boa frequência e resultados. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, das 9h às 12h, e prosseguem até 31 deste mês, reunindo vários palestrantes, como a coordenadora do Peti, Jussara Melo; o coordenador do SCFV, Márcio Daniel; Alexandre Brasil, psicólogo ligado à Gerência da Criança e do Adolescente; além de Camila Carvalho, advogada que atua como voluntária na ação.

Entre os participantes da capacitação, está Pedro Lucas Barbosa, 19 anos, que cursa o 2º ano do ensino fundamental e mora no bairro da Ramadinha. Ele conta que não vê a hora de poder ingressar no mercado de trabalho, principalmente, como jovem aprendiz. Pedro, que é o caçula de cinco irmãos e sonha um dia atuar na área de gastronomia, já fez inscrição para conseguir uma vaga como jovem aprendiz.
“Sou muito grato em poder participar do SCFV, onde tenho aulas de violão, pratico futebol e integro a banda marcial. Tenho certeza que logo, logo, também vou conseguir uma vaga no mercado de trabalho, graças a tudo que tenho aprendido durante a capacitação”, afirmou.

A mãe de Lucas, a funcionária pública, Simone Barbosa, está satisfeita, por saber que o filho está bem encaminhado. “Acho muito importante essa iniciativa, que apoia os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e estão tendo a oportunidade de ser profissionalizados”, ressaltou.

“O objetivo é buscarmos inserir cada dia mais jovens no mercado de trabalho, especialmente como aprendizes, sendo resguardados a eles, todos os direitos. Uma ação de extrema importância, visto que é uma das formas de combater o trabalho infantil e incluir as famílias e adolescentes nessa cadeia produtiva, mas não de forma violadora”, continuou a coordenadora do Peti, Jussara Melo.

Ainda de acordo com a coordenação do Peti, um grupo de jovens, formado por ex participantes e participantes da fase atual, está concorrendo a vagas disponibilizadas por meio do Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), que funciona em Campina Grande.