Prefeitura de Campina Grande promove capacitação na área de primeiros socorros para equipes da assistência social

Ação é voltada ao público infanto-juvenil e instruções foram repassadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros da Paraíba, através de uma parceria com o Programa Criança Feliz.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Programa Criança Feliz, vinculado à Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou uma capacitação de Primeiros Socorros para servidores de vários serviços da secretaria que atuam, diretamente, com o público infanto-juvenil. A ação foi ministrada por uma equipe do Corpo de Bombeiros da Paraíba durante a manhã desta terça-feira (24), no auditório do Sine Municipal.

Participaram da capacitação cerca de 100 funcionários, entre técnicos das Casas de Acolhimento, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e as visitadoras do Criança Feliz (que atuam com crianças de 0 aos 6 anos). O objetivo desta ação é fazer com que os técnicos possam realizar os primeiros socorros com as crianças que estão recebendo o atendimento diário, dentro das unidades, e também para que as visitadoras repassem as informações para os pais e responsáveis acompanhados pelo Programa.

Na oportunidade foram discutidas questões sobre o Suporte Básico de Vida (SBV), com explicações sobre parada cardiorrespiratória, com identificação de pulso periférico e central (braço e pescoço); parada respiratória; engasgo; afogamento e choque elétrico, entre outras situações de perigo e risco de morte. No local, os servidores foram instruídos sobre como reagir e salvar vidas, caso algum acidente ocorra com o público-alvo, e auxiliar adultos e bebês que também possam estar em perigo.

“Nós agradecemos por esse momento porque sabemos da importância em repassar essas informações para a sociedade e, aqui, tivemos pessoas que têm contato direto com um público mais vulnerável que pode ter menos acesso a esse tipo de informação. Então, com essas instruções repassadas, muitas pessoas podem ser salvas”, disse o cabo Eduardo Henrique do Corpo de Bombeiros.

Meruska Aguiar, coordenadora do Criança Feliz, pontuou a importância de a Prefeitura de Campina Grande realizar esse tipo de capacitação. “Nas visitas domiciliares não tem só o público de crianças, tem ainda adultos, idosos, bebês, assim como em Casas de Acolhimento e nos Cras. Então, precisamos saber o que fazer diante de tais circunstâncias, falar sobre isso e levar mais informações para as pessoas, pois assim podemos modificar realidades e salvar vidas, por meio do conhecimento”, disse a coordenadora.