Prefeitura de Campina Grande promove capacitação para visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz

Treinamento realizado por profissionais ligados ao Governo Federal, contou com a presença da secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu, nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18, uma capacitação sobre o Guia de Visitas Domiciliares e Cuidados para o Desenvolvimento da Criança. O treinamento, voltado aos 67 visitadores, seis supervisores e a equipe de coordenação do programa Criança Feliz, foi desenvolvido por duas multiplicadoras do Ministério da Cidadania do Governo Federal e acompanhado pela secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira.

Realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, a ação teve como objetivo, capacitar os profissionais sobre as diretrizes e estratégias adotadas no programa em nível nacional, as quais buscam promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

“Cada uma de nós damos a nossa parcela de contribuição para transformar a vida de muitas famílias, levando para elas garantias de direitos, oportunidades, especialmente para as crianças de 0 a 6 anos”, enfatizou a visitadora Ana Beatriz Fragoso. Já a multiplicadora Cleide Gonçalves, disse que o tempo foi curto, mas suficiente para perceber que a equipe em Campina é qualificada. “O programa tem avançado bastante nos territórios e nas casas das famílias. Ficamos encantados com a dedicação de cada uma das visitadoras e também ao fato da equipe trabalhar unida, pelo bem das famílias assistidas”, enfatizou.

Encerramento

Várias autoridades estiveram presentes na solenidade de encerramento, que ocorreu no final da manhã desta sexta-feira, entre as quais, o prefeito Bruno Cunha Lima; o secretário da Semas, Valker Neves; a secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira; assessora de Assuntos Políticos do Ministério da Cidadania, Cícera Pinheiro; e a secretária de Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley Nóbrega.

O prefeito Bruno Cunha Lima, lembrou que o Criança Feliz de Campina Grande é bastante elogiado no Governo Federal, tanto que foi reconhecido, por duas vezes, em nível nacional. “Fico feliz em saber que vocês estão lançando sementes na vida daqueles que vão fazer a Campina Grande do amanhã. Fiz questão de estar aqui, porque acredito no trabalho de vocês”, ressaltou o prefeito.

A secretária Nacional, Luciana Siqueira, elogiou a atuação das equipes e lembrou da importância da retomada das formações, depois de dois anos, em virtude da pandemia, mas seguindo todos os protocolos sanitários. “Precisamos buscar formas de capacitar ainda mais as nossas equipes, para que elas tenham propriedade das metodologias que utilizamos no programa, porque quanto mais a gente forma, uma melhor visita teremos nos lares. E esse, tem sido o nosso principal objetivo”, destacou a secretária.

O secretário Valker Neves, agradeceu em nome da Semas, todo o empenho e investimento por parte da Secretaria Nacional da Primeira Infância; enquanto a coordenadora do programa, Meruska Aguiar, lembrou que nos últimos quatro anos foram realizadas 235 mil visitas domiciliares no município. O programa Criança Feliz atua com crianças na primeira infância (0 a 6 anos), gestantes e crianças com deficiência.