Prefeitura de Campina Grande promove cinema itinerante em alusão ao Dia Mundial de Doenças Raras, que é comemorado em 29 de fevereiro

Evento aconteceu na Estação Cidadania-Cultura, por meio da coordenação da Pessoa com Deficiência, reunindo mães acompanhadas pelo Centro Dia.

Como forma de antecipar as comemorações ao ‘Dia Mundial de Doenças Raras’, que transcorre no próximo dia 29 de fevereiro, a Prefeitura de Campina Grande realizou um cinema itinerante acerca do tema para as mães acompanhadas pelo Centro Dia e Programa Colo Pra Mãe. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, 06, na Estação Cidadania-Cultura, nas Malvinas, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas).

O evento contou com a exibição de um episódio da minisérie ‘Viver é Raro’, produzido e divulgado pelo streaming Globo Play. O enredo trata de pessoas com doenças raras que superam suas dificuldades, realizam sonhos e vivem uma vida feliz. Também foi realizado um momento de reflexão sobre o papel da família no acompanhamento das pessoas com doenças raras, diante do diagnóstico, além de informar o que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de serviços e atendimentos para este público.

Para a mãe Ofélia Morais, professora de educação infantil, de 37 anos, é importante aprender sobre as especificidades de cada pessoa. “Quando eu descobri que meu filho tem autismo foi um choque, e eu tive que aprender a lidar com isso e principalmente ele, então quando vejo outros relatos de superação, como neste documentário, nos dá ainda mais força para continuar”, afirmou.

Maristela Araújo, de 45 anos, professora aposentada, falou que adorou a oportunidade. “Não sabemos o dia de amanhã, e todos estamos sujeitos a lidar com doenças raras durante a vida, então saber mais sobre elas é uma forma de entender o outro e se colocar no lugar, passar a ampliar o nosso horizonte e quebrar preconceitos”, disse ela.

Conforme Edna Silva, coordenadora da Pessoa com Deficiência, esse momento é importante para desmistificar questões acerca das doenças raras. “Hoje paramos nossas atividades para trazer algumas mães, em uma van, também com suas crianças, para um cinema alusivo à temática. Assim trocamos experiências e as fortalecemos, trazendo mais esperança. Em breve esperamos remarcar a continuação da minissérie, porque elas amaram”, concluiu a coordenadora.