Prefeitura de Campina Grande promove o incentivo ao empreendedorismo por meio de projeto voltado ao artesanato

Trata-se do grupo Joias Raras que funciona no Cras-Palmeira desde o ano de 2018

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), tem conseguido bons resultados quanto ao exercício da política de incentivo ao empreendedorismo, através dos serviços prestados nesta gestão. Esse é o caso do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do bairro Palmeira, através do grupo de artesanato Joias Raras, voltado à mulheres da comunidade. O projeto, realizado às quintas e sextas-feiras, das 13 às 16h, conta um grupo de oito mulheres, que utiliza conhecimentos e práticas adquiridas durante o curso, para empreender de forma independente, conquistando uma fonte de renda.

Além de incentivo ao empreendedorismo, o projeto também proporciona exercícios de terapia ocupacional das integrantes. Juliana Dantas, de 33 anos, foi uma das primeiras integrantes do projeto, que teve início no ano de 2018, e tem conseguido obter renda com a produção de várias peças em artesanato que aprendeu no espaço. Além disso, em junho deste ano, a artesã também concluiu o curso de Microempreendedor Individual, do Qualifica Mais Progredir, pelo Instituto Federal da Paraíba de Campina Grande (IFPB-CG), curso que também funciona por meio de parceria com a Semas.

Segundo ela, foi através das duas oportunidades que surgiu a iniciativa de começar a empreender de maneira independente, iniciando com o que aprendeu pelo Joias Raras e agora com o curso no IFPB.

“Eu comecei a empreender há uns três anos, com o início do Joias Raras, com isso, eu faço brincos de crochê, bolsas, e pesinhos de porta, para vender. No CRAS aprendi na prática, mas com o curso de microempreendedor eu fiquei mais atualizada de como fazer as divulgações dos meus artesanatos, como devo agir e como colocar preço dos meus produtos, sem ter prejuízos e sim lucro. Isso me abriu mais janelas para expandir meu trabalho”, enfatizou Juliana Dantas.

Retorno das atividades

O Jóias Raras retornou às atividades no dia 01 de setembro, após uma temporada direcionada para festividades juninas, oportunidade em que ocorreu a primeira exposição para vendas das peças produzidas pelo grupo na Vila Sitio São João, no período de 7 de junho a 17 de julho deste ano,. Na ocasião o grupo arrecadou mais de mil reais em recursos, com a venda de bonecas, bolsas, crochês e outros produtos feitos pelas mulheres. Todo o valor arrecadado foi utilizado para a compra de matéria-prima para a novas produções.

Segundo Kátia Suzana, coordenadora do Cras Palmeira e idealizadora do projeto, o resultado desta exposição serviu para dar continuidade, mas também visibilidade ao trabalho realizado pelo grupo Joias Raras. “Com esse dinheiro das vendas já foram comprados materiais para novos artesanatos, como caixa de leite, tecidos, e outros, por isso já estamos colocando em prática novas ideias e trabalhando para aprimorar ainda mais esse trabalho.

Extensões e parcerias

Ainda conforme a coordenadora, há um planejamento também de estender as atividades do grupo para outros CRAS do município. Do mesmo modo, a ideia é levar as mulheres do Joias Raras para realizar aulas de artesanato para os idosos do Centro Municipal de Convivência do Idoso nos Cuités, junto com membros da Comunidade Indígena Waraos.

“O CRAS Palmeira já atende os indígenas venezuelanos Waraos, com isso também vamos realizar a parceria de levar três idosos do espaço para o Centro dos idosos, onde eles também poderão aprender a fazer os artesanatos com o Grupo, junto ao pessoal do Centro, para que a gente consiga abranger o máximo de pessoas, que queiram aprender artesanato, como forma de estímulo ao empreendedorismo’’, finalizou Kátia Suzana.

Para quem se interessar em conhecer mais sobre o projeto, ou quiser contribuir, pode entrar em contato com a Semas pelo telefone (83) 3310-6275 ou pelo Instagram @grupo_de_artesanatojoiasraras. Além disso, os interessados também podem agendar uma visita no espaço, que funciona no CRAS Palmeira.