Prefeitura de Campina Grande promove palestra sobre violência doméstica e feminicídio para usuários da Unidade Irmã Zuleide Porto

Evento faz parte das atividades realizadas no Mês da Mulher e reuniu especialmente homens que estão acolhidos na unidade.

A Prefeitura de Campina Grande, no mês dedicado à mulher, promoveu uma palestra sobre violência doméstica e feminicídio para o público acolhido pela Unidade Irmã Zuleide Porto, na Prata. O evento foi coordenado por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e teve a parceria da Polícia Civil. A ação, voltada especialmente para o público masculino, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, com objetivo de ampliar as informações sobre o assunto para os usuários do espaço.

No local, os acolhidos participaram de uma discussão liderada pela delegada Karine Vasconcelos, da Delegacia da Mulher de Campina Grande. Nesse momento, foi possível tirar dúvidas sobre a legislação que prescreve crimes contra a mulher, seja no âmbito da violência doméstica (psicológica, sexual, física, moral e patrimonial) ou feminicídio. Na ocasião, os participantes aproveitaram para destacar situações do cotidiano, para entender se estas se aplicam às situações criminosas, como também buscar entender as formas para evitar agressões e denunciar casos.

O coordenador da Unidade, Itallo Jeronimo, enfatizou a importância de trazer uma discussão sobre o tema da violência contra a mulher, direcionado exatamente ao público masculino.

“Muitos aqui já passaram por situações de violência contra a mulher e já responderam criminalmente sobre isso, além daqueles que podem ter praticado e achar que é algo normal, que não se encaixa em violência. Eles podem entender, através desta ação, que até mesmo um tom de voz mais alto, ou uma palavra mal colocada, também agridem. Então, esse é um momento importante, para que eles possam refletir sobre suas relações”, disse o coordenador.

Para o acolhido J. A. P. S, de 36 anos, uma reflexão importante e necessária. “Muitas questões sobre as leis, como a Maria da Penha, a gente não tinha informação. Então tiramos muitas dúvidas para tomar cuidado com a forma que tocamos em mulheres e o que dizemos para elas, porque pode ser uma agressão também. Acho que todos os homens gostaram desse momento, porque a discussão foi muito oportuna”, relatou o acolhido.

Segundo a delegada Karine Vasconcelos, tratar sobre esse assunto com os acolhidos é uma forma de ajudar a prevenir os casos. “A gente tem consciência de que a informação ajuda muito na investigação porque, muitas vezes, as vítimas e agressores não têm conhecimento do que é a violência praticada. Então, esses momentos servem para evitar violências futuras, para aqueles que agridem por ignorância, por não entender o mal que estão causando às mulheres, ou seja, por não ter conhecimento mesmo”, ressaltou a delegada.

Trabalho em Rede

Ainda neste Mês da Mulher, de forma intersetorial, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher, lançou recentemente o WhatsApp (83) 999307-8361 como mais um canal para realização de denúncias de agressões às mulheres.

As denúncias podem ser feitas através da ferramenta no horário das 8h às 19h. Vítimas também podem ligar para um número fixo, (83) 3330-0925, como forma de facilitar e viabilizar o contato para que as providências possam ser tomadas.