Prefeitura de Campina Grande promove primeiro debate com candidatos ao Conselho Tutelar do município

Debates serão realizados em quatro etapas. iniciando-se com candidatos pela Região Norte e seguirão com as demais regiões de atuação ao longo desta semana.

Prefeitura de Campina Grande realizou o primeiro Debate Público com candidatos ao Conselho Tutelar do município, na noite desta terça-feira, 12, na TV Nordestina. A rodada de Debates que segue até esta sexta-feira, 15, alcançando todas as quatro regiões de atuação, acontece em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDDCA) de Campina Grande, Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Selo Unicef, como forma de facilitar a escolha dos eleitores na eleição de em 1° de outubro.

Neste primeiro debate, cinco candidatos da Região Norte estiveram apresentando as propostas à população, além de debaterem sobre situações que enfrentarão no cotidiano com o exercício da função, com temáticas como exemplo de saúde, educação e assistência social. Todos os 12 candidatos da região foram convidados a participar da ação, dos quais, estiveram presentes Armenia Pereira, Herculano da Capoeira, Lívia Alberia, Tia Neide e Ronaldo Rodrigues.

Os demais candidatos das Regiões Sul, Leste e Oeste estarão em debate, respectivamente, nesta quarta (13), quinta (14) e sexta (15), também com transmissão ao vivo pela TV Nordestina, via canal 179, além do Canal no YouTube da Prefeitura de Campina Grande, a partir das 19h. O debate se divide em três blocos com rodadas de perguntas sobre temas livres e específicos voltados ao atual cenário de crianças e adolescentes. Na oportunidade, o Secretário Executivo do CMDDCA, Paulineto Sarmento, enfatizou a importância deste debate para o município.

“Essa primeira noite já iniciou com candidatos que estão de parabéns por terem vindo e terem apresentado as suas propostas para o município. Esse ato é muito importante porque um debate transmitido através da TV, atinge todos os eleitores de Campina Grande. Fazemos um balanço muito positivo desta primeira etapa, e as expectativas para os próximos debates também estão muito boas”, afirmou o secretário.

O assessor jurídico da Secretaria de Assistência Social (Semas), Jober Amorim, esteve acompanhando o debate. “Apesar de ser uma eleição para o Conselho Tutelar, esse debate seguiu um formato semelhante aos cargos para prefeitos e vereadores, com regras que foram seguidas à risca. Lembrando que esse debate é importante porque não é uma eleição obrigatória, e a propaganda eleitoral gratuita, busca conscientizar o eleitorado na hora do voto.

Eleição 2023

A campanha eleitoral para o Conselho Tutelar deste ano teve início em 17 de agosto e segue até o dia 30 de setembro. Ao todo são 49 candidatos disputando cinco cargos por cada região de atuação. As eleições acontecerão em 1° de outubro em seis escolas municipais de cada região. Pessoas acima dos 16 anos, com título de eleitor, podem exercer o direito de votar.