Prefeitura de Campina Grande promove programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ações tiveram início nesta segunda-feira e seguem até o próximo sábado, com várias atividades como capacitação continuada, feira de empregos e passeios itinerantes.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), está realizando, durante toda esta semana, uma programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado na quinta-feira (21 de setembro). Entre as principais atividades, que começaram nesta segunda, 18, e seguem até o sábado, 23, estão feira de empregos, capacitação continuada e passeios itinerantes.

A ação tem como objetivo promover ainda mais a inclusão no município. Nesta segunda-feira, 18, aconteceu a primeira das atividades, com o encontro da Pré-Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que ocorreu no Instituto dos Cegos, no bairro Estação Velha, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência. Nesta terça-feira, 19, durante a manhã, a mesma ação ocorrerá na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro Catolé.

Ainda na terça, no período da tarde, também está prevista a primeira formatura do Curso de Corte e Costura para mães do Projeto Colo Pra Mãe, no auditório da Secretaria de Cultura (Secult), no Centro da Cidade. Na quarta-feira, 20, será realizada uma Capacitação Continuada, para servidores da Semas, no mini teatro Paulo Pontes, aprofundando o tema ‘Acessibilidade Atitudinal’, com os funcionários.

Já a quinta-feira, 21, será voltada ao Dia D de Empregabilidade e curso para Pessoas com Deficiência, no Sine Municipal, além de uma manhã de lazer e escuta psicológica, para o mesmo público, dessa vez no Centro Dia, localizado no bairro Universitário. Na sexta-feira, 22, e sábado, 23, as mães do Projeto Colo Pra Mãe participarão de passeios itinerantes, respectivamente na Clínica Afeto, situado no bairro do Alto Branco e no bairro Aluízio Campos.

Conforme a Gerente da Pessoa com Deficiência, Edna Silva, essas atividades, além de buscarem promover mais inclusão, também são uma forma de dar visibilidade à causa. “Sabemos que a luta das pessoas com deficiência não é somente nesta semana e sim todos os dias. Por isso, enquanto Prefeitura, estamos nos voltando a essa a ações que cada vez mais reforçam nosso compromisso para garantir a inclusão e alcançar o entendimento de toda a população”, finalizou.