Prefeitura de Campina Grande promove programação especial para celebrar o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa

Ações acontecerão de 02 a 06 de outubro e envolvem apresentações culturais, atendimentos ao público e a 2ª edição da Corrida do Idoso.

A Prefeitura de Campina Grande preparou uma programação especial para a Semana de Valorização da Pessoa Idosa, que este ano tem como tema: ‘SuperiorIDADE: Valorizando a Longevidade’. As ações, que envolvem atividades como apresentações culturais, atendimentos ao público e corrida, terão início na próxima segunda-feira (02) e seguem até a sexta-feira (06), sendo voltadas às comemorações do Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, que é celebrado no domingo, 1º de outubro.

As ações terão início na segunda-feira, 02, das 14h às 16h30, com um Workshop no auditório da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) de Campina Grande, no bairro Catolé, com o tema ‘20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa – Avanços e Desafios’. Na terça-feira, 03, serão realizados atendimentos ao público na Praça da Bandeira, das 8h às 12h, envolvendo várias secretarias, com serviços de saúde, Cadúnico, oficinas de beleza, emissão da carteira do idoso, apresentação cultural com um grupo de idosos da Secretaria de Cultura (Secult), entre outros.

Na quarta-feira (04) haverá uma tarde cultural com apresentação musical da cantora Stela Alves; palestra com a psicóloga Jeane Almeida, e a exibição de um filme, no Teatro da Estação Cidadania e Cultura, nas Malvinas, das 14h às 16h. Na quinta-feira (05), das 07h às 10h, será realizado um piquenique no Parque da Liberdade, incluindo atividades físicas como esporte e dança. Na sexta-feira, 06, ocorrerá o encerramento, também das 07 às 10h, com a 2ª Corrida da Pessoa Idosa, com largada e retorno no calçadão Vergniaud Wanderley (Açude Velho).

Conforme Rosemary Guimarães, gerente da Pessoa Idosa (Semas), essas atividades são importantes para dar visibilidade à causa da pessoa idosa. “As ações visam inserir ou estimular a participação efetiva da pessoa idosa em atividades sociais e educativas. Então essa semana se torna importante porque é um marco civil nacional e enquanto esse público participa dessas ações ocorre uma promoção da garantia de direitos e as políticas públicas, que são cada vez mais efetivadas”, concluiu a gerente.

Ação Intersetorial

A Semana de Valorização da Pessoa Idosa é uma ação da Semas, em conjunto com várias secretarias da Prefeitura de Campina Grande, a exemplo das Secretarias de Saúde (SMS); Cultura (Secult); Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); além da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-CG).