Prefeitura de Campina Grande promove tarde de muito lazer e descontração através do “Bloco da Folia Inclusiva”, no Centro Dia

Pais e filhos atendidos pela Coordenação PCD tiveram uma tarde festiva ao som de marchinhas de carnaval, muita animação e um rápido desfile nas ruas próximas ao serviço, que funciona no bairro Universitário.

A tarde deste sábado de carnaval foi de muito frevo e animação na sede do Centro Dia, no bairro Universitário. No local, 161 pessoas, entre mães e filhos, atendidos pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência (PCD), da Secretaria de Assistência Social (Semas), se divertiram pra valer no “Bloco da Folia Inclusiva”, com figurinos no capricho e um vasto repertório com marchinhas de carnaval.

Logo no início da programação, o bloco saiu da sede e realizou um rápido desfile nas ruas próximas, chamando a atenção da vizinhança, levando alegria, inclusive, para um grupo de idosos de uma Casa de Acolhimento que fica nas proximidades, e que saiu na calçada para ver o bloco passar. De volta ao Centro Dia, a programação continuou com os “Acadêmicos do Centro Dia”, formado de forma improvisada pelos colaboradores da unidade, que estavam devidamente fantasiados, além do desfile das mães e crianças atendidas pelo serviço.

Uma das mais animadas, era a cadeirante Ana Cecilia Moreira, 14 anos, que se vestiu com fantasia de “Unicórnio”, e se divertiu bastante na Folia Inclusiva. “É muito gratificante pra mim esse momento, já que antes eu não tinha muita oportunidade de sair de casa para me divertir, mas agora é diferente. Poder estar com meus amigos e curtir o carnaval, é muito legal”, disse Ana Cecilia.

Rayssa Moreira, assistente social da Coordenadoria PCD e mãe de Ana Cecilia, fez questão de ressaltar o significado desse momento. “Nos últimos dois anos, nós estamos vendo que a inclusão vem abrindo portas. Como mãe, vejo principalmente, o quanto minha filha tem sido alcançada por esse avanço, já que ela vem participando de vários eventos voltados à Inclusão Social. É muito importante, porque a própria sociedade ver o quanto as pessoas com deficiência são felizes, capazes, e têm um futuro promissor pela frente, a partir de iniciativas como essas”, ressaltou.

Na oportunidade, Edna Silva, coordenadora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (PCD), realizou autodescrição da ação, para uma das crianças, que possue deficiência visual, enfatizando que agora a Coordenação PCD também atende a crianças com esse tipo de deficiência e surdas.

“O Bloco Folia Inclusiva, marca a retomada das nossas atividades culturais. Temos hoje aqui, crianças na primeira infância, que não viveram isso ainda e estão tendo essa oportunidade. Dessa forma estamos priorizando a Inclusão Social como um todo, mostrando que a pessoa com deficiência pode e deve estar, onde ela quiser. Estamos dessa forma, fortalecendo ainda mais a Inclusão Social em nosso município”, ressaltou Edna Silva, coordenadora PCD.

Apoio e parcerias

O evento contou com a participação da Banda Filarmônica Lira Musical/CG, ligada à Secretaria de Cultura (Secult), e o apoio da Secretaria de Saúde, que disponibilizou viatura do Samu (para atuar em casos de intercorrência). Durante a ação, crianças autistas também foram beneficiadas com cortes de cabelo, realizados pelo barbeiro Matheus Carvalho (Tio Matheus), que atua no ramo há 1 ano, e tem buscado conhecimentos específicos, para lidar com esse público.