Conselho da Criança e do Adolescente realiza 1º Ciclo de Formação de Conselheiros Tutelares

Evento reúne 60 participantes, nesta quarta e quinta-feira, em uma casa de recepções no Catolé

Na manhã desta quarta-feira, 08, foi aberto o 1º Ciclo de Formação dos Conselheiros Tutelares e do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), promovido pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), com o apoio da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas). O Ciclo de Formação é uma discussão prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que orienta uma formação continuada, com o objetivo de atualizar toda a rede de atendimento a respeito de leis e novos artigos e suas modificações.

Renata Andrade – coordenadora do CMDDCA

Durante o evento, que acontece nesta quarta e quinta-feira, 08 e 09 de junho, em uma casa de recepções no bairro do Catolé, serão abordadas as competências e atribuições dos Conselhos Tutelares na rede de atendimento da criança e do adolescente. Sessenta pessoas estão participando.

Renata Andrade, coordenadora do CMDDCA, falou sobre a importância da formação. “Uma discussão que funciona como uma das frentes para fortalecer o sistema, vínculos e firmar parcerias, além de trazer entendimento mais claro, objetivo e atualizado diante das demandas que ocorrem no dia a dia de atendimentos à crianças e adolescentes”, pontuou.

Palestrante Lauro Trindade

O facilitador do evento, professor Lauro Trindade, de São Paulo, que é também assistente social e já foi conselheiro tutelar, destacou que essa capacitação é o início de um momento para discutir e repensar sobre como trabalhar a partir de agora, principalmente nesse cenário pós-pandemia. “É importante dialogar as relações institucionais, com os atores da rede protetiva, entendendo bem o papel que cada um desempenha dentro do processo”.

“Na prática é um momento que vem agregar ainda mais valores para todo um trabalho que vem sendo desempenhado pela rede, principalmente pelos Conselheiros Tutelares. É mesmo uma forma de otimizar o trabalho, ter mais qualidade no atendimento ao usuário e uniformizar as ações entre todos os Conselhos”, ressaltou Eliane Menezes, representante dos Conselheiros Tutelares.

Também participam do evento: Vera Passos, diretora Técnico Pedagógica, representando a Secretaria de Educação (Seduc); Geuma Marques, coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Saúde; Socorro Carvalho, coordenadora do Fórum em Defesa da Criança e Adolescente. A formação, que acontece durante todo o dia, será encerrada nesta quinta-feira.

COMPARTILHAR