Prefeitura de Campina Grande realiza ação itinerante para cadastramento de famílias em programas sociais no Distrito de Galante

Mais de 200 atendimentos do CadÚnico já foram realizados em cinco Unidades dos CRAS desde o último dia 16

Na manhã desta sexta-feira, 26, o Cadastro Único realizou mais uma atividade externa em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação teve início no CRAS Aluízio Campos, no dia 16 deste mês. Desde então, o Serviço da Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), já realizou mais de 200 atendimentos previamente agendados em cinco Unidades dos CRAS no município.

Hoje, a ação contemplou o CRAS Galante, que também abrange os Sítios Caridade, Várzea do Arroz, Surrão, Jorge, Massapê e Santana, localizados na zona rural. Ao todo, 100 pessoas foram agendadas para a ação, que continuará na próxima sexta-feira, 02 de setembro, com serviços como: cadastramento e atualização de dados, retirada do Número de Identificação Social (NIS); que é um critério exigido para participação em benefícios assistenciais, além da inclusão de crianças no Programa Criança Feliz, para serem acompanhadas pelas visitadoras.

A ação itinerante traz inúmeros benefícios para os usuários do Distrito, e a previsão é que seja realizada mensalmente. A equipe do CRAS se mobiliza para um dia de trabalho intenso, onde todas as atividades são voltadas para atender a população que necessita desse serviço.

Importância do NIS

Além de ser utilizada na inscrição para benefícios assistenciais, a folha resumo do NIS, é solicitada no momento da realização de matrícula escolar, e é necessária também, para dar entrada na aposentadoria. Por isso, a importância em manter esse número atualizado. “Nós percebemos que as mães atendidas pelo CRAS estavam com dificuldades para se inscrever no Programa Criança Feliz e conversamos com a equipe do Cadastro Único para viabilizarmos uma ação nesse sentido, para facilitar a vida dessas famílias”, destacou Cione Nóbrega, coordenadora do CRAS, Galante.

Rafaela Barbosa, 32, que trabalha como agricultora, elogiou a iniciativa. “Ficou mais fácil da gente resolver e também é mais rápido. Eu não preciso sair de Galante e ainda economizo tempo e passagem de ônibus”, afirmou a agricultora.

Agendamento

Importante ressaltar, que o Cadastro Único está localizado na Rua Rodrigues Alves, 661, Prata, em Campina Grande e funciona mediante agendamento.

Segundo Rafael Durand, coordenador do CadÚnico, através das ações descentralizadas, o Serviço alcançará com mais facilidade, pessoas que moram em bairros e distritos mais distantes, bem como famílias que moram na Zona Rural. Com esse objetivo, Durand apresentou a solicitação ao Secretário Valker Neves, durante reunião na sede da Semas.

De acordo com o Secretário, por entender que a questão geográfica é de fundamental importância para melhorar o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade aos programas sociais, é importante facilitarmos ainda mais o acesso das famílias à esse serviço: “O nosso grande desejo é fazer um ponto fixo onde as pessoas possam ser atendidas de segunda à sexta, no raio mais próximo a sua residência e evitar que se desloquem até o bairro da Prata, muitas vezes, sem ao menos ter o dinheiro para o transporte. Vamos apresentar ao Prefeito Bruno Cunha Lima essa proposta e buscar uma solução”, assegurou o Secretário.