Prefeitura de Campina Grande realiza ações em homenagem aos Dia das Mães, comemorado no último domingo

Atividades reuniram dinâmicas, músicas e ações para despertar autoestima de colaboradoras e usuárias dos serviços

Na semana que antecedeu o Dia das Mães vários serviços da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizaram ações para prestar homenagens às mães colaboradoras e também as que são atendidas pelos serviços.

Na quarta-feira passada, 04, o Espaço Humanitário do Refugiado Migrante promoveu uma manhã especial, com um café da manhã especial, músicas na língua warao (povo originário da República Bolivariana da Venezuela), como forma de valorizar as raízes das mães indígenas. Também foram entregues brindes às mães.

Ação das Mães – Centro Dia

Na sexta-feira, 06, a Casa da Esperança 1, que acolhe garotos de 7 aos 18 anos de idade, realizou um chá da tarde para as mamães colaboradoras do serviço. Foram realizadas brincadeiras e dinâmicas diversas, como a dança da laranja, conversa em grupos e a distribuição de brindes. Houve também palestra com a ex-coordenadora da Casa da Esperança 2, professora Vanessa Dantas, graduada em Letras e pós-graduada em Conciliação e Mediação de Conflitos. Ela enfatizou a autoestima de cada uma e a importância do trabalho realizado pelas mulheres na unidade.

Ainda na sexta-feira, mais uma ação importante em comemoração ao Dia das Mães, dessa vez no Centro Dia, em Bodocongó, que atende crianças com autismo e microcefalia. A programação, que reuniu mais de 50 pessoas, entre mães, filhos e avós, durou todo o dia, com direito a decoração especial, painéis com fotos das mães, presentes, lembrancinhas (boa parte confeccionada pelas próprias mães). Também foi oferecida uma feijoada, banho de piscina e música ao vivo.

Ação das Mães no Espaço Humanitário do Migrante Refugiado

De acordo com Daniele Lima Tavares, cantora e professora de Biologia, que tem um filho autista com quatro anos de idade, essa foi uma ajuda imprescindível oferecida pelo Município. “Nós enfrentamos dificuldades. Mas é importante saber que a Prefeitura, através do Centro Dia, nos dá o apoio e respaldo com os nossos filhos. No meu caso, em específico, preciso cuidar do meu filho e ao mesmo tempo conciliar com o lado profissional. Tenho esperança que ele irá se desenvolver a cada dia, graças ao trabalho realizado pelas profissionais do Centro Dia”, destacou Daniele Lima.

A coordenadora do Centro Dia, Leila Nóbrega, disse que esse retorno de forma presencial, e bem próximo ao Dia das Mães, marca, oficialmente, a retomada das atividades na unidade. “Durante a fase mais crítica da pandemia, a casa esvaziou e não podia ser diferente. No entanto, conseguimos manter algumas ações de forma virtual e agora voltamos ainda mais fortes. O principal era manter as relações e o acolhimento, mesmo à distância, e isso nos deixa muito feliz”, ressaltou.

“Um trabalho que só reforça a importância dos cuidados com a família, em especial, a figura das mães, que acaba sendo a figura principal na maioria dos casos. Muitas mães enfrentam sozinhas os cuidados com os filhos para arcar com todas as dificuldades e desafios. É, sobretudo, um fortalecimento de vínculos que atua como um elo e faz com que essas famílias consigam vencer a cada novo desafio”, ressaltou Jussara de Melo, diretora-substituta de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade.