Prefeitura de Campina Grande realiza atividades voltadas ao Agosto Lilás para mulheres assistidas pela Semas

Ações incluem palestras, oficinas e rodas de conversa sobre a Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher

No mês da Campanha Agosto Lilás, voltada ao Combate à Violência Contra a Mulher, a Prefeitura de Campina Grande está realizando diversas atividades para tratar do assunto com mulheres acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social (Semas). As ações estão acontecendo em várias unidades, envolvendo palestras, oficinas e ações informativas sobre o assunto, de modo a incentivar as denúncias e refletir sobre os estágios da violência, como forma de prevenção.

As ações, que também abordam a importância dos 17 anos da Lei Maria da Penha, ocorrem desde o início do mês, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), de diferentes bairros como Pedregal, Palmeira, Bodocongó e Malvinas. Na tarde desta quinta-feira (17), mulheres acompanhadas pelo Cras de São José da Mata, participaram de uma roda de conversa para identificar possíveis sinais de violência.

“Eu gostei de participar desse evento porque, assim, aprendemos mais e repassamos as informações para outras mulheres. Nós sempre somos muito bem acolhidas aqui e temos exemplo de pessoas que já foram vítimas de violência e aqui tiveram todo o suporte. Isso nos mostra que somos de fato acolhidas“, disse Alessandra Soares, 30.

Conforme Raquel Virgínio, coordenadora da Unidade, esta é uma ocasião importante para mostrar que a Prefeitura tem toda uma rede de apoio para a mulher. “Educar é prevenir. Em um momento como esse, muitas mulheres podem abrir os olhos para buscar ajuda conosco. Deixamos claro que existem leis para protegê-las e que nosso espaço está sempre de portas abertas. Precisamos desmistificar que o Cras é um mero distribuidor de cestas básicas. Aqui efetivamos direitos”, disse a coordenadora.

As ações do Agosto Lilás, na Semas, começaram no dia 05, no no Cras Bodocongó e prosseguem até o final do mês.