Prefeitura de Campina Grande realiza capacitação para combate aos Crimes Cibernéticos contra Crianças e Adolescentes

Ação ocorreu no auditório da OAB com a presença de profissionais que atuam na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Criança e do Adolescente da Secretaria de Assistência Social (Semas), e da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (Redeca), promoveu na manhã desta terça-feira (08), uma formação para membros da Rede de Proteção, voltada ao combate de crimes cibernéticos contra o público infanto-juvenil. O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), visando à proteção de crianças e adolescentes.

A ação teve o objetivo de atualizar, cada vez, mais os profissionais à frente desses desafios e prepará-los para identificar possíveis situações de aliciamento. Foram convidados profissionais que estão trabalhando diretamente com essas problemáticas, para que os mesmos possam orientar as equipes. Um deles foi Valdecir Feliciano Gomes, investigador da Polícia Civil, que fez uma abordagem sobre o tema. Ele apresentou um mapeamento dessa realidade, no município, mostrando as fragilidades e convocando a todos para ajudar a combater os casos.

Na oportunidade, Valdecir Gomes destacou a importância das equipes da Redeca em trabalharem atentas às denúncias, identificando e combatendo os casos. “As equipes devem estar atentas à forma como as crianças e adolescentes estão interagindo, observando como elas se comportam e, para além disso, é necessário fazer uma campanha de educação para a população, trazendo esclarecimentos sobre a importância do monitoramento”, disse o investigador.

Outra palestrante foi a supervisora da Saúde Mental em Campina Grande, Cleide Cavalcanti, que tratou dos aspectos psicológicos enfrentados pelas vítimas de crimes cibernéticos, especificando, de forma mais direta, como as crianças e adolescentes são atingidos. Durante o evento, ocorreram momentos de interação, com perguntas e respostas, entre participantes e palestrantes.

A gerente da Proteção da Criança e do Adolescente, Rouseane Andrade, destacou a importância dessa capacitação. “Com esse evento tentamos fortalecer a Rede nessa troca de informações, para que possamos identificar uma situação de risco iminente para crianças e adolescentes que estejam sendo aliciadas nesse mundo criminoso cibernético, pois, sabemos que cada vez mais esse público pode ficar sujeito a este tipo de crime no ambiente digital,” ressaltou a gerente.