Prefeitura de Campina Grande realiza capacitação para correta abordagem de crianças e adolescentes no Shopping Partage

Nesta quarta-feira, 30, representantes de vários serviços ligados à criança e ao adolescente, da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizaram capacitação com equipes de marketing e de segurança do Shopping Partage. O objetivo é repassar orientações para a correta abordagem no dia a dia de trabalhos, direcionada a crianças e adolescentes que frequentam o local, especialmente nos finais de semana.

O convite foi feito pela administração do Shopping, que na prática pretende introduzir formas de tratamento e abordagens corretas, levando em conta as políticas públicas de proteção, a partir de um olhar mais direcionado, a partir do trabalho realizado pela Semas, através da Gerência da Criança e do Adolescente, Conselho de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA), e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Na oportunidade, foram tratados vários pontos como política de proteção (como aplicá-las); diferença entre abordagem individual e as que são realizadas a partir do poder público; como agir em situações de risco, em relação à criança e ao adolescente; bem como consumo e venda de bebidas alcoólicas; análise sobre tipos de comportamentos; e como agir em situações de risco.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora do PETI, Jussara Melo, que tratou sobre o tema: Proteger/Promover crianças e adolescentes que estejam em situação de risco, nos espaços públicos e privados que concentre grande circulação de pessoas, além de conceitos sobre os tipos de abordagem, como Observação Qualificada, Aproximação Progressiva e Respeitosa, e Construção de Laços de Confiança.

“Já temos um mapeamento feito pelo Programa Social Municipal para a Abordagem de Crianças e Adolescentes – Ruanda, que atua com busca ativa nas ruas de Campina e já esteve também no Shopping Partage. A ideia é criarmos um plano de ação, para que esse público seja incluído em alternativas e estratégias, alcançando inclusive a própria família. Por isso é tão importante essa parceria público-privado, que inclue outras instâncias, como Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Conselho Tutelar, Delegacia da Infância e Juventude, entre outros”, afirmou Jussara Melo.

Para o Inspetor de Segurança do Partage, Alisson Menezes, “um momento importante que proporciona mais capacitação, qualificação, buscando sempre o tratamento cordial e respeitoso, dentro dos limites. Queremos fazer com que essas pessoas se sintam melhor acolhidas, mas que também possam cooperar com o nosso trabalho”, disse o Inspetor.

De acordo com Cristiano Vargas, gerente de Operações do Shopping Partage, algumas situações são flagrantes, quando jovens adentram o local e realizam pequenos furtos, praticam mendicância, abordam as pessoas. Vez por outra flagramos alguns deles com produtos de furto, mas mesmo assim, a orientação da administração é proceder da maneira mais tranquila possível, para evitar transtornos.

“A ideia, é que a cada capacitação, a nossa equipe consiga melhorar a abordagem com esse público. Até então, não tínhamos nada neste sentido, e essa parceria com a Prefeitura, o próprio Ministério Público e outras instituições, é para que a gente consiga achar soluções viáveis. Entendemos que esse é um papel nosso, mas sobretudo uma responsabilidade de todos, enquanto sociedade”, disse o gerente de operações.

Estiveram presentes também, Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente; Sheila Ricarte, diretora interina de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade; Paulo Sarmento, secretário executivo do CMDDCA; além da equipe de Projeto e Planejamento, liderada pela coordenadora Uiamara Mirna.