Prefeitura de Campina Grande realiza capacitação para tratar sobre o Respeito no Ambiente de Trabalho

Na manhã e tarde desta quinta-feira, 27, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Diretoria de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, realizou na Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, uma capacitação abordando o tema: “Respeito no Ambiente de Trabalho – Como a cultura do respeito influencia a qualidade do serviço e das relações na equipe”, direcionada para 60 colaboradores que atuam na unidade e no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop.

As turmas foram divididas nos dois turnos, para contemplar o maior número de profissionais. Já o tema, foi escolhido visando proporcionar uma atividade que pudesse melhorar a rotina de trabalho das equipes, já que atuam com as mais diversas situações e desafios, que requer antes de tudo, equilíbrio e principalmente harmonia com os colegas de trabalho.

“É fundamental falar sobre respeito, pois é através de discussões e reflexões como essa que aprendemos ainda mais como tratar, como viver melhor no ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte do nosso dia. “É algo que nos fortalece e nos ensina como sermos melhores e atender bem, quem procura os nossos serviços”, disse o vigilante, Aldenir Gomes, do Irmã Zuleide Porto.

Para Kátia Suzana, psicóloga do Cras Palmeira, que ministrou a palestra, um tema de suma importância, pois conseguimos trabalhar questões rotineiras do dia a dia, especialmente no trabalho em equipe.

“Quando aprendemos a nos respeitar e nos aceitar com amor, agimos de forma mais tranquila, conseguimos escutar melhor e também sermos escutados, e isso traz muitos frutos para o trabalho que realizamos. Devemos viver sem preconceito e sem estereótipos, para que tudo flua bem melhor”, ressaltou a psicóloga.

Segundo Sheila Ricarte Martins, diretora interina da Proteção Especial, a ideia foi harmonizar as equipes de trabalho por meio da ética comportamental, respeito e compromisso. “É muito importante capacitar toda a equipe para que haja o bom funcionamento dos serviços. É preciso sempre haver uma boa colaboração e respeito mútuo, para que os conflitos não atrapalhem o andamento dos trabalhos e todos possam sair ganhando”, ressaltou a diretora.
Ao final da palestra, todos receberam certificados de participação.