Prefeitura de Campina Grande realiza capacitação visando ao retorno das atividades em fevereiro

Qualificação proporcionada pela parceria Semas e SCFV

A Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Serviço de Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Polo Bodocongó, ligado ao Governo Federal, realizou Capacitação Continuada para toda a equipe técnica, formada por pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e oficineiros, para dar início as atividades na Unidade.

Durante a capacitação, que foi de 24 a 28 de janeiro, ministrada por membros ligados à Diretoria de Proteção Social Básica, foram abordados temas como: Relações Interpessoais e Inteligência Emocional; Política de Assistência Social; Apresentação do Regimento Interno do SCFV, além de Cronograma dos colaboradores que atuam nas oficinas, bem como, avaliação de resultados.

Na oportunidade, o Regimento Interno do SCFV foi apresentado pelo novo coordenador do serviço, o sociólogo Márcio Daniel, que já atuava na Semas como educador e agora assume mais um novo desafio. Segundo Márcio, “entre as perspectivas para o trabalho que será realizado este ano, destaco o fato de que o SCFV é referência para o Brasil, não só em número de atividades, mas também nos serviços ofertados e qualidade de atendimento”, pontuou o novo coordenador.

O SCFV – Polo Bodocongó, que abrange a maior parte do município, atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, com a oferta de oficinas temáticas, atividades lúdicas e artísticas, além de modalidades esportivas, à exemplo de natação, karatê e muay thai, e ainda atendimento integral, já que as famílias dessas crianças e adolescentes, recebem o apoio dos profissionais. Um serviço que está presente também nos CRAS do bairro Glória e nos distritos de Galante e São José da Mata.

Em virtude da pandemia da covid-19, as atividades coletivas na Unidade estiveram suspensas por quase 2 anos. Mas com o retorno presencial das escolas, e seguindo o regimento interno da Prefeitura, os serviços devem ser retomados no próximo dia 07 de fevereiro, respeitando todos os protocolos sanitários.

De acordo com a diretora de Proteção Social Básica, Joelma Martins, o serviço que tem como principal intuito fortalecer os vínculos familiares, funciona no contraturno, ou seja, no horário oposto as aulas tradicionais, levando essas crianças a conhecerem e aprenderem coisas novas todos os dias. Elas ficam empolgadas com as experiências.

“Este ano vamos intensificar ainda mais o trabalho também com as famílias, com atendimento presencial na Unidade e ainda com oficinas dentro dos ônibus, estimulando a cidadania e protagonismo de cada um dos usuários. Para isso, contamos com o apoio do nosso corpo técnico e sempre o olhar muito especial da nossa secretaria, por meio do secretário Valker Neves.