Prefeitura de Campina Grande realiza Encontro Intergeracional em comemoração ao Dia dos Avós

Evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu crianças da Casa da Esperança 3 e idosos assistidos pelo Centro Municipal de Convivência do Idoso.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu, nesta quinta-feira, 03, um ‘Encontro Intergeracional’ entre idosos e crianças da Casa da Esperança 3, que são assistidas pelo Programa Criança Feliz. O evento, também intermediado pela Gerência da Pessoa Idosa, da Semas, ocorreu no Centro de Convivência do Idoso, em alusão ao Dia dos Avós, comemorado no último 26 de julho.

A ação aconteceu com o objetivo de fortalecer os vínculos entre essas gerações atendidas pela Semas, com pessoas da Terceira Idade e crianças da Primeira Infância. Durante o momento, foram desenvolvidas atividades com os idosos do Centro e as crianças da casa de acolhimento, como: brincadeiras, exercícios físicos com bolas, momento musical com a Banda de Pífano do CMCI, confraternização através da distribuição de lanches, entre outras.

A aposentada Marineide Mendonça, assistida pelo CMCI, se emocionou com a visita. “É muito bom esse envolvimento da gente com eles. Eu fiquei emocionada com uma criança que lembrou minha neta que já está ‘grande’. Ela ganhou um pacote de balas e me deu sem eu nem precisar pedir. Eu me sinto uma criança de novo no meio deles,” testemunhou a mulher.

Uma das crianças que participou do passeio, M.A, de sete anos de idade, disse que ficou muito alegre em estar no local, onde pôde brincar e interagir com os idosos e a equipe da Unidade. “Eu gostei das vovós, dos tios, do lanche, brincadeiras e das balinhas. Senti amor e carinho. Quero vir de novo!”, compartilhou a criança.

Julieta Freitas, supervisora do Programa Criança Feliz, pontou a relevância desse trabalho conjunto. “Esse encontro promovido em comemoração ao Dia dos Avós traz uma troca de afeto e de carinho entre gerações. Nós achamos muito importante, principalmente porque algumas dessas crianças não têm essa convivência com um avô ou uma avó. Assim, essa troca de experiência pode promover também ensinamento para os dois lados”, concluiu a surpevisora.

A coordenadora do CMCI, Gilma Souto Maior, também destacou a importância de momentos como este, considerando as diferentes vivências de pessoas na Terceira Idade e na Primeira Infância. “Esse encontro entre crianças e idosos é muito importante, os dois lados recebem muito afeto e aconchego. É um momento único, que nos traz muita alegria,” acrescentou a coordenadora.