Prefeitura de Campina Grande realiza evento em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Evento reuniu professores, artistas e assistentes sociais, que lembraram a importância da inclusão, respeito e dignidade para esse público.

Na semana em que é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, (29 de janeiro), a Prefeitura de Campina Grande realizou na manhã desta quarta-feira, 31, a ação com o mesmo nome ‘Visibilidade Trans’, na Praça da Bandeira. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o compromisso com esse público, enfatizando a importância do protagonismo e da visibilidade das pessoas trans, cujos direitos foram, historicamente, suprimidos.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenação LGBTQIA+, e reuniu professores, artistas, assistentes sociais, além de alguns usuários atendidos por vários serviços da SEMAS. “É de grande importância esse momento, fazendo alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. Nós temos a alegria e o orgulho de dizer que esse momento viabiliza enxergar de maneira mais profunda cada pessoa, na sua totalidade e nas suas necessidades”, comentou Rosângela Florêncio, coordenadora LGBTQIA+.

A programação realizada no coração da cidade levantou importantes debates, sobre a conquista e a manutenção dos direitos de transexuais e travestis, além de celebrar os avanços dos últimos anos. Contou também com a distribuição de panfletos, além da divulgação dos serviços e atendimentos realizados pela Prefeitura de Campina Grande junto ao público LGBTQIA+.

O ator campinense Diogo Targino falou sobre a importância de momentos como esse: “Acho tudo isso muito acolhedor, e é muito importante essa iniciativa, para mostrar que nós estamos unidos, estamos juntos”, ressaltou o ator.

Para Kelly Alves, assistente social e doutoranda em serviço social, a data, celebrada nacionalmente, é uma forma de lembrar os esforços da comunidade trans pela igualdade de direitos sociais, e também um alerta para a importância de uma colaboração coletiva na construção de uma sociedade mais justa e pautada no respeito e na dignidade humana.

“Falar para a população tem grande importância, porque a sociedade precisa entender e compreender essa população. É um trabalho de extrema relevância o da coordenação, é muito importante a realização de momentos como esse”, disse a assistente social.

Atendimentos LGBTQI+

Os atendimentos através da Coordenação de Ações e Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, são realizados de segunda à sexta-feira, no horário das 8h ás 16h, na Rua Irineu Joffily, 207, no Centro da cidade.