Prefeitura de Campina Grande realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Evento realizado no auditório do Sine reuniu propostas sobre os temas que serão levadas para as Conferências Regional e Nacional.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), e da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN), realizou a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional nesta segunda-feira, 18, no Sine Municipal de Campina Grande. O evento, que começou às 8h30 e seguiu até a tarde, atraiu um grande público, lotando o auditório da instituição.

A Conferência com o tema ‘Reconstruindo o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA)’, reuniu pessoas e entidades interessadas em discutir e propor políticas públicas voltadas para a Segurança Alimentar e Nutricional na cidade. O evento contou com a palestra “Ameaças aos sistemas alimentares justos, anti racistas, anti patriarcais, sustentáveis, promotores de saúde de soberania e segurança alimentar e nutricional” da especialista na área, Shirleyde Alves dos Santos, bem como a palestra “SISAN – Os desafios para garantir a democracia e a participação social”, proferida pelo advogado especialista em Direito Ambiental, Claudionor Vital Pereira.

Na ocasião, a secretária da Semas, Pâmela Vital do Rêgo, destacou o compromisso da administração municipal em promover ações que garantam o acesso a alimentos saudáveis e nutritivos para todos os cidadãos. “Já temos o Restaurante Prato do Povo funcionando, com mais de 12 mil refeições servidas à população. Estamos trabalhando para retomar ações com a antiga vaca mecânica, com a entrega de pães, e outras iniciativas como hortas, banco de alimentos e outros projetos, em prol da população mais carente”, disse.

O secretário de Educação do Município, Raymundo Asfora Neto, parabenizou a secretária Pamela Vital pela reabertura do restaurante Prato do Povo e enfatizou os cerca de vinte nutricionistas que atuam com a merenda escolar no município, garantindo alimento de qualidade para os estudantes da rede municipal de ensino”, destacou o secretário.

Escolha de Delegados

Na ocasião, os conferencistas decidiram propostas e prioridades da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Também foram escolhidos 9 delegados, representantes da gestão municipal, e 17 da sociedade civil organizada. Todos os pontos estarão em pauta na Conferência Regional, voltada para o Agreste, que ocorre na sexta-feira, 22, no auditório do Caíque, no bairro das Malvinas e na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN) que acontecerá em Brasília, de 11 a 14 de dezembro deste ano, reunindo representantes de todo o país para discutir os mesmos eixos temáticos.

Rommel Siqueira, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional no município (Semas), fez um balanço dos trabalhos que se estenderam até às 15h. “Estou satisfeito em ter ouvido com atenção os diferentes segmentos, acolhemos as sugestões e agora vamos construir soluções de retorno. Tivemos um público muito grande, com membros muito atuantes pela causa. Isso é muito bom, pois vamos fortalecer juntos a segurança alimentar de Campina Grande”, finalizou o coordenador.

Codecom

COMPARTILHAR