Prefeitura de Campina Grande realiza II Bloco Folia Inclusiva com comemoração carnavalesca no Centro Dia

Evento reuniu mães e crianças acompanhadas pela Coordenação PcD do Município, através da Semas.

A Prefeitura de Campina Grande realizou, na manhã desta sexta-feira, 09, o II Bloco Folia Inclusiva do Município. O evento aconteceu no Centro Dia, no bairro Universitário, reunindo mães atípicas e crianças acompanhadas pela Coordenação da Pessoa com Deficiência (PcD), ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas). No espaço foram realizadas danças carnavalescas, brincadeiras entre a equipe e usuários do serviço e um momento de lazer na piscina da Unidade.

Além disso, também foram distribuídas pipocas e algodão doce para os participantes. As crianças no local ainda brincaram em um pula-pula e piscina de bolinhas disponibilizados no espaço. Para Gevanilda Bezerra, de 47 anos, mãe de um menino autista de nove anos, ambos acompanhados há cerca de um ano pelo Centro Dia, esse momento foi muito especial, já que é a primeira vez que ela participa do evento com o filho.

“Eu amei tudo. Achei bastante divertido, dançamos muito, comemoramos o carnaval em um local que nos acolhe, onde nos sentimos bem e sempre temos todo apoio necessário. Agradeço à Prefeitura e a equipe do Centro Dia por cuidar tão bem de nós, espero participar no próximo ano e outros eventos que ainda vão acontecer neste ano, pois tenho certeza que também vamos nos divertir, assim como foi hoje”, disse a mulher.

Ismael Bezerra, de oito anos de idade, que é um cadeirante acompanhado pela Coordenação PcD, disse que adorou o evento. “Foi muito bom brincar com meus colegas, e cantar as músicas de festa. Quero participar outras vezes. Aqui me sinto muito feliz e alegre, gosto de vir aqui e brincar com o pessoal”, disse o menino.

Conforme a coordenadora PcD Edna Silva, a ideia principal foi proporcionar um momento de diversão para o público. “Eles devem viver essa cultura que faz parte do Brasil e ainda mostramos que as pessoas com deficiência podem tudo. Este ano se diferenciou do evento que foi realizado no ano passado porque tivemos um maior número de autistas, o que cresceu em nossa base de lá para cá e nossa felicidade é que mesmo com o som alto todos ficaram tranquilos porque já estão familiarizados com o ambiente e com nossa equipe,” disse Edna Silva.

Ação Praça da Bandeira

Ainda na manhã desta sexta (09), crianças acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São José da Mata, ligadas à Semas, também participaram de uma festividade, o Bloquinho do Calçadão, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande. Algumas mães das crianças participaram do evento, oportunidade que também contou com danças, brincadeiras e distribuição de lanches aos brincantes.