Prefeitura de Campina Grande realiza programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizará, durante todo este mês, uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, 08 de março. Uma das primeiras ações foi realizada nesta segunda, 07, com uma oficina de artesanato, que homenageou as mulheres acolhidas no Espaço Humanitário do Imigrante Venezuelano, no bairro Jeremias, que conta atualmente com oito acolhidos, entre eles, três mulheres.

Durante a ação, os venezuelanos, que são da etnia Warao (indígenas que habitam o noroeste da Venezuela) produziram peças em artesanato, a exemplo de pequenos potes; além de redes, utilizando linha específica, relembrando a tradição do povo. Na ocasião, também foram exibidos vídeos com fotos e músicas destacando a tradição Warao, trazendo um momento de familiaridade e respeito entre todos os acolhidos, especialmente as mulheres.

“A ideia foi, além de prestar homenagens a elas, enaltecer e conhecer um pouco mais sobre o passado e a arte das mulheres waraos, através do artesanato. Um dos momentos emocionantes, foi quando a única mulher idosa da casa, dona Ana Gonzalez, 69 anos, contou, em warao, o que aprendeu com a mãe quando era criança, algo que emocionou a todos, já que a idosa, quem tem deficiência visual em um dos olhos, não é muito de falar”, contou Thais Lima, coordenadora do Espaço Humanitário.

Outras ações

Dando continuidade às ações por parte dos serviços da Semas, nesta terça, 08, por volta das 8h, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS II, situado no Cruzeiro, promoverá um Pit Stop, na Avenida Juscelino Kubistchek, contra todas as formas de violência contra a mulher. Na ação, serão utilizadas faixas, distribuição de folders com informações importantes para mulheres que estejam enfrentando algum tipo de violência, além de dicas de como denunciar os seus agressores.

Ainda nesta terça-feira, às 9h, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, situado à rua Tavares Cavalcante, 239 – Centro, realizará uma palestra com destaque para a importância no Autocuidado e promoção à saúde da mulher, promovida pela Equipe do Consultório na Rua, que também estará realizando exames de Sífilis, Mamografia, HIV, além de cortes de cabelo.

Já a Casa da Esperança 2, que acolhe meninas com idades entre 7 e 18 anos, estará oferecendo para educandas e funcionárias, nesta terça, 08, uma série de serviços, como limpeza de pele, design de sobrancelhas, buço, além de massagens relaxantes, com a participação de profissionais da Escola Técnica São Vicente de Paulo. No final, será servido um lanche para as participantes.