Prefeitura de Campina Grande realiza reunião para apresentar soluções em relação às Pessoas em Situação de Rua

Encontro será nesta terça-feira, no auditório do Ipsem, com representantes das secretarias municipais, das forças de segurança, Ministério Público do Trabalho, conselhos e entidades Civis.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da coordenação de Projetos e Planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizará nesta terça-feira, 11, uma reunião com a presença de autoridades do Município com o objetivo de discutir e avaliar soluções em relação às pessoas em situação de rua. O encontro será às 9h, no auditório do Instituto de Previdência do Servidor Municipal (Ipsem), no bairro Jardim Tavares.

Foram convidados representantes das Polícias Civil e Militar; Guarda Municipal; Ministério Público do Trabalho (MPT); Câmara Municipal; Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP); CadÚnico e do Sine Municipal.

Também deverão comparecer representantes das Secretarias Municipais de Saúde; Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma); Planejamento (Seplan) e dos Conselhos de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA); do Idoso e Assistência Social; além de membros do comércio local e das comunidades sociais terapêuticas.

A temática das Pessoas em Situação de Rua tem sido recorrente no dia a dia dos trabalhos da Semas, com reuniões internas e abordagens noturnas das equipes que atuam nos vários serviços da Secretaria, a exemplo do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), lideradas pelo secretário da pasta, em locais onde são encontrados moradores de rua.

“A Semas tem desenvolvido vários trabalhos com a população em Situação de Rua, através dos nossos serviços, esse é um tema recorrente durante as nossas reuniões. Nessas ocasiões, identificamos várias situações e percebemos que, se forem colocadas em discussão com instituições e outras secretarias, estas nos ajudarão a avançar em medidas mais eficazes e até benefícios para todo esse público. A ideia é fazermos um trabalho intersetorial e criar uma Comissão de Trabalhos, para avançarmos com a expectativa de bons resultados. Por isso, essa primeira reunião geral, é tão importante”, disse o secretário Valker Neves.

Conforme o gestor, a ideia é apresentar, durante a reunião desta terça-feira, um esboço do projeto sobre a forma como cada órgão pode colaborar, como, por exemplo, a iniciativa privada, o Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) e bancos.

“Posteriormente iremos a cada instituição para que eles possam, a partir dessa primeira discussão, apresentar suas ideias e assim chegarmos a um consenso sobre possíveis soluções em definitivo”, concluiu o titular da Semas.