Prefeitura de Campina Grande realiza treinamento para que profissionais de empresa de telemarketing ampliem seus conhecimentos sobre PCDs

Proposta é aumentar mercado de trabalho para esse público e transformar Município no mais inclusivo do país

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência (PCD) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã desta segunda-feira, 29, treinamento para funcionários dos Departamentos Médico e de Recursos Humanos (RH), de uma empresa de telemarketing, situada no bairro do Cruzeiro. A empresa, que pretende contratar pessoas com deficiência, iniciou esse processo para que os profissionais, já contratados, ampliem seus conhecimentos sobre as pessoas com deficiência.

Durante a ação, que durou cerca de 1h30, foram abordados os temas: Como lidar com esse público; Terminologias coerentes a serem utilizadas; Os quatro tipos de deficiência (física, visual, auditiva, intelectual); e o autismo.

De acordo com Edna Silva, da Coordenação PCD e responsável pelo treinamento, a meta é promover uma nova etapa de capacitação inclusiva, na parceria público-privada, tentando sensibilizar o maior número de pessoas, para que possamos derrubar os paradigmas, as barreiras impostas, muitas vezes, pela própria sociedade, no que se refere ao capacitismo (que significa destratar ou ofender uma pessoa com deficiência), e o preconceito.

“Porque conhecer para entender, para cuidar e tratar melhor as pessoas com deficiência, é primordial neste momento, em que a nossa meta é transformar Campina Grande na cidade mais inclusiva do país”, afirmou a coordenadora Edna Silva.

Para Karina Luminata, coordenadora do Recursos Humanos, embora hoje a empresa não tenha em seus quadros funcionários com algum tipo de deficiência, é necessário desconstruir os tabus que, infelizmente, ainda existem em relação a esse público e que construímos ao longo da nossa cultura.

“Poder incluir essas pessoas no nosso mercado é muito importante para nós. Ficamos felizes com essa iniciativa, já que temos uma cota, na qual pretendemos, futuramente, incluir de forma mensal, pessoas com algum tipo de deficiência. Por isso, a importância desse treinamento que pretendemos, inclusive, estender para toda a liderança da empresa”, afirmou a coordenadora

Intermediação Sine

De acordo com Simone di Pace, coordenadora de Eventos do Sine, a empresa procurou o serviço, que tem se posicionado justamente como intermediário entre o empresário e o trabalhador, por isso são feitas algumas capacitações.

“Com as pessoas com deficiência não é diferente, porque percebemos que a procura tem aumentado bastante. Por isso acionamos a Coordenação PCD no município, que já vem realizando uma série de capacitações em vários serviços da Prefeitura, para viabilizar esse trabalho, principalmente, de inclusão social”, concluiu a coordenadora.