Prefeitura de Campina Grande segue com ações sobre o Agosto Verde, programa do Ministério da Cidadania, desta vez com atividade voltada à Nutrição Alimentar

Dando continuidade à programação do Agosto Verde, do Ministério da Cidadania e coordenada no município pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campina Grande (Semas), foi realizada na manhã desta terça-feira, 23, mais uma ação voltada à Primeira Infância. Por meio do Programa Criança Feliz, dessa vez foram realizadas atividades voltadas à nutrição alimentar, com educadores e crianças acolhidas na Casa da Esperança 3, que atua com a faixa etária de 0 aos 6 anos de idade.

Na ocasião, o juiz auxiliar da Vara da Infância e Juventude do município, Hugo Zaher, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Renata Andrade, visitaram o local para acompanhar uma capacitação para os educadores da Unidade, que receberam orientações sobre nutrição infantil por meio de uma palestra com a nutricionista Isabelly Agra, da Semas. Além disso, também foram apresentadas discussões sobre o trabalho desenvolvido na unidade e a importância do acompanhamento alimentar das crianças no dia a dia.

O juiz Hugo Zaher, destacou a importância de levar esse tipo de atividade para os educadores da unidade. “Esses momentos de formação são bons para renovar o compromisso com o trabalho e para o desenvolvimento das crianças. O Programa Criança Feliz de Campina Grande é referência por conta disso, por esse compromisso de não só atender o público, mas por enfatizar essa responsabilidade em cada setor”, pontuou.

A manhã também foi marcada por um momento lúdico, de atividades com as crianças da Unidade, onde elas puderam participar de exercícios para aprender mais sobre alimentação saudável, através da degustação de frutas e com desenhos instrutivos e didáticos sobre esses alimentos. Nesse momento, as crianças realizaram o toque nas texturas das frutas e degustaram os sabores, a fim de estimular o paladar através dos sentidos, como o tato e olfato.

“O conhecimento técnico sempre será bem-vindo para o aperfeiçoamento. Aprender mais é sempre querer fazer melhor. Hoje nós tratamos sobre os aspectos afetivos da alimentação, já que ela também transmite afeto, amor e carinho. A forma de fazer e de servir o alimento é de grande importância para o futuro da criança. Deixar ela pegar, colocar na boca, sentir textura e sabor traz uma certa independência para essas crianças”, afirmou a nutricionista Isabelly Agra.

Para a coordenadora do Criança Feliz, Meruska Aguiar, essa foi mais uma relevante ação dentro do Agosto Verde. “Trabalhamos questões técnicas da Casa de Acolhimento, de como os profissionais podem trabalhar com muito mais sensibilidade e entender os processos das crianças, fazendo também com o que elas entrem em um maior contato com os alimentos. Foi um momento muito rico, tanto para as crianças, enquanto prática, quanto para os educadores, enquanto capacitação continuada”, ressaltou a coordenadora.