Prefeitura de Campina Grande ultima preparativos para a abertura da XII Semana do Bebê

Evento, que acontecerá de forma intersetorial, será aberto logo mais pelo prefeito Bruno Cunha Lima e pela primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, além da presença de outras autoridades.

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, acompanhado da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, abrem logo mais às 15h, no Teatro Municipal Severino Cabral, a XII Semana do bebê que tem como tema, ‘Todos Juntos pela Amamentação’. O evento, que neste ano será coordenado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), ocorre de forma intersetorial, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Seduc), Saúde, de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e de Cultura (Secult); além do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA). As ações serão realizadas durante toda esta semana, até o dia 01 de setembro.

A abertura da Semana do Bebê, que tem como objetivo potencializar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no município, contará com as presenças do juiz titular da Vara da Infância e Juventude (CG), Perilo Lucena; da promotora da Saúde (MP), Adriana Amorim; do presidente do CMDDCA, Cleidson Silveira, além da secretária executiva de Educação e articuladora do Selo Unicef no município, Socorro Siqueira; conselheira tutelar, Lana Menezes e da gerente da Criança e do Adolescente (Semas), Rouseane Andrade.

O evento contará com apresentação da banda fanfara ’Treze de Julho’ do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Bodocongó, musical com um grupo de crianças do Instituto dos Cegos, mães do programa ‘Colo pra Mãe’ (Coordenação PCD), palestra, homenagens e outras atividades. De acordo com Socorro Siqueira, a iniciativa é uma estratégia de mobilização social pela primeira infância, idealizada pelo UNICEF e tem como objetivo assegurar o direito da criança até 6 anos de idade. “As ações, realizadas de forma intersetorial, pretendem, sobretudo, garantir qualidade de vida durante a primeira infância”, enfatizou a articuladora do Selo Unicef/CG.

A secretária da Semas, Pâmela Vital do Rego, falou sobre a importância da Semas coordenar o evento neste ano. “É com grande honra que estamos sendo os anfitriões deste ano. A amamentação é a base para o início da vida do ser humano e merece toda a nossa atenção e cuidado. Saber que a Semana do Bebê vem com uma temática de tamanha importância faz com que todas as palestras e ações que estão presentes, na programação deste ano, sirvam para auxiliar às mães sobre assuntos de relevância para o desenvolvimento saudável de seus filhos”, destacou Pâmela Vital do Rego.

Segundo Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente e mobilizadora do Selo Unicef, a Semas estará realizando várias ações voltadas para a promoção de direitos das crianças e mães que amamentam, através da Casa da Esperança 3 (que acolhe crianças de 0 a 6 anos) e o Criança Feliz, que também atua nessa faixa etária. “Estaremos dando ênfase ao empoderamento das mães que amamentam, buscando, principalmente, a garantia dos seus direitos” afirmou a gerente.

Thais Lima, coordenadora do Serviço de Atendimento do Migrante e também mobilizadora do Selo Unicef, disse que neste ano o tema é #todosjuntospelaamamentação, levando informação e estimulando os benefícios do aleitamento materno. “Lembramos também que estamos no Agosto Dourado (Saúde), que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação onde a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno”, ressaltou a mobilizadora.