Prefeitura de Campina Grande ultima preparativos para encerramento de programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Atividades tiveram início na segunda-feira, 18, e seguem até este sábado, 23, com várias ações como capacitação continuada, feira de empregos e atendimentos itinerantes.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PcD), ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), está encerrando, neste fim de semana, a programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado na última quinta-feira (21). As atividades, como feira de empregos, capacitação continuada e atendimentos itinerantes, começaram na segunda-feira, 18, e seguem até este sábado, 23.

Conforme a coordenadora (PcD), Edna Silva, o balanço que se faz da ação até esta sexta-feira, 22, é muito positivo. “Nós já conseguimos alcançar cerca de 300 pessoas com as ações que realizamos até agora, enquanto Prefeitura nós conseguimos agregar as questões de capacitação, rompendo paradigmas de capacitismo, formação em cursos, como também realizar nosso atendimento direto ao público-alvo, fazendo escutas e terapias psicológicas, cadastros para o mercado de trabalho e inserção no projeto Colo Pra Mãe”, disse a coordenadora.

Ainda de acordo com Edna Silva, há uma grande expectativa também para o encerramento das ações neste sábado, 23. Na oportunidade, será realizada uma série de atendimentos para as mães de pessoas com deficiência no Complexo Aluízio Campos, onde há um público com cerca de três mil pessoas com deficiência registrado pela Prefeitura. “No local, esperamos realizar o maior número de cadastros possível, para facilitar ainda mais a vida dessas famílias na luta diária com relação a esta causa,” finalizou a coordenadora.

Programação durante a Semana

Na última segunda e terça-feira, dias 18 e 19, aconteceu o encontro da Pré-Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que ocorreu no Instituto dos Cegos, no bairro Estação Velha, e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro Catolé, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência. Ainda na terça, aconteceu a primeira formatura do Curso de Corte e Costura para mães do Projeto Colo Pra Mãe, no auditório da Secretaria de Cultura (Secult), no Centro da Cidade.

Na quarta-feira, 20, foi realizada, nos períodos manhã e tarde, uma Capacitação Continuada para servidores da Semas, no Mini-teatro Paulo Pontes, sobre a temática PcD. Já na quinta-feira, 21, ocorreu o Dia D de Empregabilidade e curso para Pessoas com Deficiência, no Sine Municipal, além de uma manhã de lazer e escuta psicológica, para o mesmo público, no Centro Dia, no bairro Universitário. Nesta sexta-feira, 22, a equipe do Projeto Colo Pra Mãe realizou atendimentos na Clínica Afeto, situada no bairro do Alto Branco, fazendo cadastros de mães de pessoas com deficiência.