Prefeitura de Campina Grande ultima preparativos para o 2º Encontrão das Mães Atípicas atendidas pelo Programa Colo pra Mãe

Evento acontece nesta quinta-feira no Centro Dia, com a presença de 50 mulheres

O 2º Encontrão das Mães Atípicas, do Projeto Colo pra Mãe, será realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência do Município (PCD), através da Secretaria de Assistência Social (Semas). O evento está programado para acontecer às 8h desta quinta-feira, 15, no Centro Dia, no bairro Universitário e deve contar com a participação de 50 mulheres que têm filhos com deficiência.

Após dois meses do 1º Encontrão, realizado em Campina Grande, a ação surge como parte da programação do Setembro Amarelo da PMCG, com o tema “Mães Pela Vida”. Além disso, o segundo evento evidencia mais uma vez, o trabalho que vem sendo realizado pelo programa Colo Pra Mãe, que já atendeu mais de mil mulheres, em apenas 6 meses desde que foi implantado no município, incluindo várias ações.

Dessa vez, o evento trabalhará a questão da autoestima dessas mulheres, envolvendo atividades práticas e objetivas, como o cuidado com a beleza, dinâmicas interativas, palestras e ainda música ao vivo com a cantora Thielly. Segundo Edna Silva, Coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Encontrão também irá garantir às mulheres suporte psicológico e socioassistencial durante todo o evento.

Jailma Lima Ferreira, que tem dois netos gêmeos, de 6 anos e 11 meses, com microcefalia e paralisia cerebral, é uma das mulheres atendidas pelo Colo pra Mãe. A mãe/avó conta que se desdobra para cuidar deles, já que a mãe é deficiente auditiva. Ela disse estar ansiosa para mais um Encontrão com as mães atípicas.

“Não vejo a hora de poder participar desse momento, onde temos a oportunidade de olhar um pouco mais para nós mesmas. Foram marcantes as dinâmicas que tivemos no primeiro encontro; especialmente a do espelho; onde tivemos a chance de refletir sobre nossa própria vida. No programa tive mais acesso à saúde, a partir de atendimentos com psicólogos e ginecologistas, além de lazer; algo muito raro em nossa realidade, lembrou Jailma.

Segundo Edna Silva, “será um momento onde elas estarão se conhecendo, porque até então essas mulheres estavam recebendo assistentes sociais na residência delas, mas agora, vão estar interagindo umas com as outras para o fortalecimento de laços maternos e de suas histórias de vida, com o compartilhamento de experiências. Será um momento de muita emoção,” destacou a coordenadora.
Sobre o 1º Encontrão

O 1º Encontrão das Mães Atípicas do Projeto Colo pra Mãe foi realizado no dia 13 de abril deste ano, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro dos Cuités. Na ocasião, dezessete mães, que têm filhos com algum tipo de deficiência, passaram uma tarde diferente, com momentos de reflexão, aconselhamentos e canções, falando de fé, superação e vitória; culminando em uma mais ação de apoio psicossocial voltada para este público.