Prefeitura de Campina promove live para discutir políticas públicas e ações para primeira infância

Evento marca a abertura oficial do Mês da Primeira Infância que ocorre em agosto, em parceria com o Ministério da Cidadania

Com o tema “ O Brasil do Futuro começa Agora”, a live em alusão ao Mês da Primeira Infância foi realizada na tarde de sexta-feira, 06, na sede da Secretaria de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Campina Grande, com a participação do secretário Valker Neves e coordenadores dos vários serviços da Semas, que realizam atendimentos voltados a primeira infância.

O objetivo principal do evento foi o lançamento oficial do “Mês da Primeira Infância”, numa iniciativa do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI, em parceria com prefeituras de vários estados. ”, tendo o ápice no dia 24 deste mês, quando é celebrado o Dia Nacional da Infância.

No início do mês de julho, o secretário Valker Neves participou de uma reunião online para tratar sobre a iniciativa, ocasião em que foi assinado um Termo de Adesão por parte da Prefeitura de Campina Grande, através da Semas. A ideia é que durante todo este mês, várias ações sejam realizadas por pelo menos mais cinco secretarias, com o objetivo de chamar a atenção para a importância em desenvolver políticas públicas em prol da primeira infância.

“Trabalhamos com crianças de 0 a 6 anos para que elas possam desenvolver suas habilidades e competências, tendo o suporte necessário para isso, já que a infância é o chão pelo qual caminharemos, para o resto de nossas vidas”, destacou o secretário Valker Neves.

Criança Feliz

Durante a live, foram apresentados vídeos produzidos pelo Ministério da Cidadania em bairros de Campina Grande, mostrando a atuação do programa Criança Feliz, que já foi destaque por duas vezes em nível nacional e que desenvolve um importante e incansável trabalho junto às famílias.

“Trabalhar o elo afetivo entre a família e a criança, promovendo melhores condições de vida neste período é fundamental”, destacou a coordenadora do programa, Meruska Aguiar.

Para Renata Andrade, coordenadora do Conselho Municipal de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente – CMDDCA, “fortalecer a rede de apoio às crianças de 0 a 3 anos, garantindo a proteção integral, também é fundamental na garantia do sistema de direitos”, ressaltou.

A live com transmissão pelo canal no Youtube da PMCG e Semas, trouxe também vídeos com dicas de amamentação, numa alusão à Semana Mundial de Aleitamento, que transcorre de 01 à 07 de agosto e contou com a participação especial do cantor e sanfoneiro mirin Rai Bezerra, que tocou muito forró.