Prefeitura de Campina promove treinamento na área de Ciências da Computação para jovens atendidos pelos Cras e Creas, no município

Ação iniciada nesta quinta-feira, 11, estará ocorrendo durante quatro encontros com a presença de 15 jovens, que são acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Semas, que receberão certificados.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Coordenação de Projetos e Planejamento, deu início nesta quinta-feira, 11, a um projeto, na área de Ciências da Computação, denominado “O uso dos jogos como ferramenta para mudança de vida”. A ação, que consiste no treinamento, de 15 jovens adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligados aos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), de Bodocongó, Malvinas e Três Irmãs, está sendo realizada na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia(Secti).

Durante quatro encontros, às quintas-feiras, os jovens que foram previamente selecionados nas unidades, por terem apresentado interesse na área, estarão aprendendo, por meio da construção de jogos digitais, a Programação Computacional. O treinamento, que contará com certificados digitais, está sendo aplicado, de forma voluntária, pela professora de Ciências da Computação, Ana Paula do Ó, que atua em instituições de ensino na cidade.
Segundo a professora, o que mais chamou atenção, nesse primeiro contato com o grupo, foi o perfil do aluno. “Eu tinha um certo receio de que eles não soubessem utilizar o computador, como abrir um navegador, usar o mouse, o teclado; mas fiquei surpresa em saber que todos tem uma base de conhecimento em informática e conseguiram evoluir bastante nesse primeiro momento”, continuou.

“Nós estamos trabalhando conceitos iniciais do ensino de lógica da programação, com o objetivo de ensinar Ciências da Computação; de forma lúdica, utilizando jogos e que serve para qualquer nível escolar. Se eles entrarem hoje em um curso técnico (ensino médio); ou passarem em um vestibular para computação, eles já terão o conhecimento básico inicial, sobre lógica de programação”, disse Ana Paula do Ó.
Gabriel Pereira, 15 anos, do Cras Três Irmãs, estava atento durante o treinamento e conseguiu avançar bastante nas etapas dos jogos. Ele e o irmão Emanuel Pereira, 17 anos, estão participando da ação.“ Um curso interessante e que vai nos ajudar bastante no currículo profissional. Quando comecei, achei que seria um pouco complicado, mas a professora foi explicando e isso foi facilitando o passo a passo. Sempre vi grandes profissionais de jogos e achei que era algo bem fora da minha realidade. Agora, percebo não é difícil e quero avançar ainda mais”, disse o garoto.