Prefeitura de Campina ultima preparativos para o pleito que vai escolher vinte candidatos para o Conselho Tutular

Ao todo, 49 candidatos disputam cinco cargos pelas Regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, eleições que vão ocorrer no dia primeiro de outubro. Eleitores podem votar em até cinco candidatos por zona de moradia.

De olho nas eleições para Conselheiro Tutelar 2023, que acontece no próximo domingo, (01 de outubro), a comissão organizadora ligada ao Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), com o apoio da Prefeitura de Campina Grande, vem realizando reuniões com todos os 49 candidatos que estão concorrendo ao Colegiado do Conselho Tutelar este ano. O encontro mais recente foi no auditório do Seminário Diocesano, no Alto Branco.

Durante os encontros estão sendo esclarecidas várias dúvidas dos candidatos, referentes ao dia do pleito, à exemplo da quantidade de urnas que serão utilizadas, (96 no total); bem como os locais de votação, que funcionarão em 06 (seis) Escolas, com 06 (seis) Zonas Eleitorais, respectivamente e 24 urnas distribuídas em cada região. Outro ponto abordado, é sobre os documentos necessários, para que cada eleitor garanta o voto, como o título de eleitor e um documento oficial com foto.

Na oportunidade, os candidatos tiveram direito a formular cinco perguntas por cada região. Perguntas sobre: Como funcionará a apuração; Se pode votar apenas com o título; e ainda, Como serão distribuídas as fotos dos candidatos na cédula, entre outras.

De acordo com Paulineto Sarmento, secretário executivo do CMDDCA, são indagações importantes para o bom andamento dos trabalhos. “Importante salientar que constará no processo de votação a disponibilização do número, nome e foto de cada candidato, já a sequência de números será por ordem crescente. Teremos também mais de 600 pessoas, entre fiscais, advogados e equipe de colaboradores da Prefeitura, que estarão trabalhando nesse processo eleitoral, que envolve também a cerimônia de lacre das urnas, as quais serão monitoradas pela Policia Militar e a Guarda Municipal”, disse o secretário.

Simulação de votos

Na noite desta quarta-feira, 27, a partir das 19h, será realizada mais uma reunião de alinhamento com os candidatos, para tratar sobre os detalhes da votação e apuração dos resultados. Na ocasião também será feita uma simulação de votação para que todos entendam como se dará o processo. A apuração, bem como o resultado das eleições serão transmitidos pelo canal no Youtube oficial da PMCG, canal da TV Nordestina, e ainda no canal 179 da Brisanet, a partir das 18h do domingo, 1º de outubro.