Prefeitura e CMDDCA realizam a XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento realizado durante dois dias, tem como meta a discussão sobre a proteção e direitos do público infanto-juvenil, bem como a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

A Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), iniciou nesta quinta, 04, a XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorre das 08h às 17h, na Casa Bella Recepções, no bairro do Catolé, e segue até esta sexta-feira, 05, alcançando 400 pessoas que fazem parte de órgãos municipais, instituições sociais e sociedade civil.

Nesta edição, a Conferência trata do tema: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Toda a Rede de Atendimento à criança e ao adolescente está envolvida no evento, assim como representantes de diversas instituições sociais e membros da sociedade civil, a fim de discutir a proteção integral desse público, fortalecendo as ações de enfrentamento às violações de direitos.

“É de suma importância um evento dessa magnitude, já que reúne todos os agentes que estão envolvidos com a rede de proteção às crianças e adolescentes e suas famílias”, contou o presidente do CMDDCA, Cleidson Silveira. Uma das autoridades que também participa do evento, o juiz Perilo Lucena, da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, pontuou a necessidade dessa discussão, no atual cenário. “Em um momento como esse, a gente discute o futuro, traçamos planos e criamos metas, para que cada dia mais os direitos das crianças e adolescentes sejam”, disse.

A XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece para se criar um ambiente de construção de propostas, no âmbito de políticas públicas voltadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes, no Município.

Participaram do evento, neste primeiro dia, o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, que durante a fala, pontuou a importância da realização da Conferência, no sentido de tratar dos direitos desse público; e secretária executiva de Educação do Município, Socorro Siqueira, que reforçou a relevância dessa discussão.