Prefeitura em parceria com a ONU, realiza capacitação para técnicos que atuam com refugiados e migrantes venezuelanos

Visita da equipe da ONU ocorreu durante todo o dia, com capacitação no auditório do Ipsem, pela manhã, e à tarde no Espaço Humanitário do Migrante Venezuelano, no jeremias e na sede da Semas .

A Organização Internacional para Migrações (OIM), Agência da ONU para migrações, em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, realizou a capacitação “Indígenas em Mobilidade: direitos e interculturalidade”, que foi intermediada pela Secretaria de Assistência Social (Semas), através do Serviço de Atendimento ao Migrante, que realiza trabalho com comunidade Warao, no bairro do Jeremias. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 16, no auditório do Ipsem, no Alto Branco.

Voltada para técnicos da rede que atendem direta ou indiretamente refugiados e migrantes venezuelanos, a ação teve como principal objetivo, capacitar e compartilhar experiências sobre os migrantes indígenas, atendidos e acolhidos nos serviços prestados pela Prefeitura Municipal.

Durante a capacitação, a Assistente de projetos (OIM), Edjane Santana, que atua no escritório em Recife(PE), abordou várias discussões, entre elas: A importância em buscar a autonomia dos migrantes; O diálogo com as empresas no sentido de abrir espaço para contratações dessa mão de obra, (considerando o potencial profissional de muitos migrantes); O acesso das crianças warao às escolas; bem como, a Importância das políticas públicas serem realizadas através de parcerias com os governos federal, estadual e municipal, entre outros pontos.

No período da tarde, a equipe realizou visita no Espaço Humanitário do Migrante Venezuelano, no Jeremias, para uma roda de conversa com o grupo formado por 09 waraos (incluindo um bebê de 6 meses e uma criança de 2 anos nascidos em Campina); que atualmente integram a comunidade em C. Grande. Quando chegaram no município, em 2020, haviam 86 Waraos, (entre homens, mulheres e crianças). No final da tarde, as equipes da OIM e coordenadores do Serviço de Atendimento ao Migrante, foram recebidas na sede da Semas, pelo secretário Valker Neves.
A Assistente de Projetos da OIM, Leany Torres Moraleda, venezuelana indígena (Warao), que está no Brasil há 4 anos, e que atua no escritório em Brasilia, há 4 meses, falou sobre a importância da visita. “Ter um espaço de diálogo entre os governos e a OIM, é muito importante porque abre janelas e portas, para que os migrantes indígenas possam desenvolver sua vida, especialmente aqui no Brasil”, continuou.
“Por isso, devemos pensar em uma solução duradoura, mas que aconteça, a partir de um diálogo verdadeiro e transparente com eles. Queremos contribuir para que o trabalho aqui se torne ainda mais promissor. A conversa com o secretário Valker Neves, da Semas, serviu para reforçar todo esse processo de união e de força, entre o governo municipal e a OIM”, disse a assistente de projetos.

Thais Lima, coordenadora do Serviço do Serviço de Atendimento ao Migrante, destacou a capacitação, bem como a ampliação do serviço no município. “Percebemos a necessidade de ampliar o serviço para os migrantes em geral, visto que eles enfrentam as mesmas dificuldades que os nossos venezuelanos indígenas, à exemplo de emissão de documentos, acesso e acompanhamentos de serviços ligados à Assistência Social (Cras e Creas), entre outros. Tivemos a aprovação do nosso secretário e estamos expandindo esse trabalho”, ressaltou a coordenadora.

“O trabalho realizado pela Prefeitura com os Waraos, foi destaque na mídia nacional e internacional em julho de 2021, através de reportagens da TV Bandeirantes/SP, e em um site mexicano, quando a equipe esteve em nossa unidade, e isso nos enche de orgulho. A visita da equipe da ONU, só reforça a nossa responsabilidade, já que o principal lema da gestão do nosso prefeito, é o comprometimento com a qualidade de vida das pessoas, especialmente com os migrantes”, concluiu o secretário da Semas, Valker Neves.

Presenças

Estiveram presentes Joselita Brasileiro, assistente social, UBS Jeremias II, representando a Secretaria de Saúde e toda equipe do Serviço de Atendimento ao Migrante, da Semas. Também Eduardo Brunello, Gerente Operacional de Promoção e Acesso à Cidadania e Mônica Ervolino, da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH/PB); além de Gianeide Camargo, Coordenadora Estadual de Saúde do Migrante Refugiado e Apátridas (Saúde/PB).
E ainda, a secretária executiva da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Cristiane Almeida, e a gerente executiva de Equidade Racial (SEMDH/PB), Leandra Cardoso.