Prefeitura, em parceria com a UFCG, encerra 1º Turno do programa Famílias Fortes com a participação de 100 famílias

Encontros, realizados na sede da Universidade, envolvem pais e alunos de várias escolas municipais

Cerca de 100 famílias participaram do primeiro turno do programa Famílias Fortes, do Governo Federal, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, via Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, cujo encerramento aconteceu nesta quarta-feira, 24, na sede da Universidade.
As famílias atendidas no programa, através da UFCG, foram contempladas com o ciclo de reuniões realizadas por uma equipe de técnicos, professores e estudantes da Universidade, para alunos de oito escolas da rede municipal de ensino, dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, sendo duas escolas por dia, situadas nos bairros Malvinas, Pedregal e Bodocongó.

Neste último encontro nesta quarta, estiveram presentes 30 famílias. Uma delas, é representada por Danielle Oliveira, dona de casa, que definiu o programa, como uma mudança de vida. “Ah, para mim mudou tudo. Muitas coisas que eu aprendi nessas reuniões eu vou levar para a vida toda. Eu espero que seja assim para a minha filha também, pois ela já mudou de comportamento, já melhorou o jeito de ser e até já começou a ajudar em casa”, afirmou.

A estudante de medicina (UFCG), Alana Carvalho, e uma das facilitadoras do programa, comentou sobre a experiência de trabalhar com as crianças durante os sete encontros. “A experiência é incrível e impactante em nossas vidas, pois enquanto facilitadores, também saímos melhor do que entramos. O programa acaba mudando a vida de todo mundo, além dos pais e crianças que atendemos”, contou entusiasmada.

O programa, que atendeu 136 famílias em 2021 no município, tinha como meta inicial para este ano, alcançar 360 famílias. Porém, com a expansão em parceria com a Universidade, a meta atual é atender 960 famílias até o término do ano. A perspectiva é de que no próximo dia 6 de setembro, uma nova turma inicie o turno 2 das atividades do Programa em parceria com a UFCG.

A articuladora do programa no município, Aline Aguiar, ressalta o fato de que as famílias atendidas pelo programa na UFCG, não são ligadas aos Centro de Referência em Assistência Social, mas às escolas da rede municipal de ensino. “Embora as famílias não sejam acompanhadas pelos CRAS, a Semas esteve atuando também através de escutas, realizadas por uma técnica da Proteção Social Básica, a partir da percepção de vulnerabilidades, observadas pelos facilitadores do programa pela UFCG, destacou Aline.

A coordenadora do programa pela UFCG, Professora Luiza Cirne, falou sobre o encerramento desse primeiro turno, com muito entusiasmo. “Estamos muito satisfeitos em concluir esse primeiro momento, graças a participação dos alunos e servidores da UFCG, bem como da PMCG, através da Semas. Já estamos pensando nos próximos encontros que faremos, com o objetivo de transformar e mudar para melhor a vida de centenas de famílias, essa tem sido a nossa principal meta, através do Família Fortes”, afirmou a coordenadora.
Mais fortes

O Programa Famílias Fortes foi ampliado em Campina Grande este ano, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com o êxito da aplicação do programa no município, o Governo Federal designou novos recursos, no valor de R$ 412.564,14 para custear o programa a partir das atividades que começaram a ser realizadas pela Universidade.