Prefeitura em parceria com a UFCG inicia atendimentos do programa Famílias Fortes nesta quarta-feira

Atividades estão sendo realizadas na Universidade e contou com a presença de dezenas de famílias nesse primeiro dia

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), já anunciava a ampliação no município, das atividades desenvolvidas pelo programa Familias Fortes do Governo Federal, que graças a um Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), passaria a alcançar mais famílias no município.

Neste sentido, um Acordo de Cooperação também foi assinado em janeiro deste ano, pelo Secretário da Semas, Valker Neves, e a coordenadora do Programa, pela UFCG, Luiza Cirne, e o pró-reitor de Extensão Universitária, Onireves Castro; além das articuladoras do programa no município, Aline Aguiar e Samara Nóbrega. As atividades tiveram início nesta quarta-feira, 13 de julho, com a presença de 30 familias.

De acordo com a coordenadora do programa pela UFCG, profa Luiza Cirne, a partir da assinatura do Acordo, seguiram os trâmites para a execução dos trabalhos, como a seleção dos 16 estudantes de diversos cursos, que estarão à frente das atividades; aquisição de equipamentos; bem como a organização dos locais dentro da UFCG, adequados para receber as 600 famílias que serão atendidas pelo programa, sob a coordenação da Universidade.

Primeiro dia de trabalhos/UFCG

A UFCG estará atuando com 7 encontros em cada ciclo, sendo 5 no total, que devem contemplar 120 famílias cada, sendo 600 ao final. As atividades acontecem de terça à sexta-feira. De acordo com a profª, Luiza Cirne, o atendimento às famílias, vai servir como carga horária de Pró-Extensão para os 16 alunos envolvidos, que inclue além dos alunos, professores e técnicos com habilidades com comunidades, para tratar da questão dos vínculos entre os familiares. Nesse início das atividades, estão sendo contemplados alunos de oito escolas da rede municipal de ensino, dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, sendo duas escolas por dia.

“Nesse primeiro dia, percebemos a satisfação das famílias em participar do programa, muitas inclusive agradecendo o carinho e atenção com que foram recebidas. Uma das mães atendidas, chegou a comentar com a nossa assistente social, a seguinte frase: “Graças a Deus você me colocou nesse programa, muito obrigado”. Percebemos nitidamente a satisfação dela, frisou a profª Luiza Cirne.

Ainda de acordo com a coordenadora, foram disponibilizadas cinco salas de aula, onde estão sendo realizados os encontros, bem como as dependências do Restaurante Universitário, onde serão servidas as refeições, com direito à “mesa posta”, ao final de cada encontro. “Elas também terão transporte gratuito, disponibilizado pela UFCG, para participar das atividades”, reforçou a coordenadora.

“Para nós é motivo de muita satisfação, saber de todo esse empenho e dedicação por parte da UFCG, na implantação do programa Famílias Fortes, onde tantas pessoas passarão a vivenciar toda a experiência que já vem sendo vivida, por centenas de famílias que vem sendo atendidas, desde o ano passado, pela Prefeitura, por meio do Famílias Fortes da Semas. Teremos daqui pra frente, muitos frutos a serem colhidos, por meio dessa importante parceria com a Universidade”, concluiu o secretário Valker Neves.