Prefeitura encerra escuta de propostas por meio da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social

Rodadas de discussões foram encerradas nesta quinta-feira, no Centro de Referência em Assistência Social da Liberdade, com a presença de usuários e equipes da Semas.

A Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, realizada pelas equipes da Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande, através dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Conselho Municipal de Assistência Social, com a presença da comunidade, foi encerrada nesta quinta-feira, 06, na unidade do Cras Liberdade, junto às equipes do Cras Borborema.

Na oportunidade, 40 pessoas participaram do evento, onde foram discutidas propostas de melhorias para políticas públicas da assistência social, nos âmbitos municipal, estadual e federal. As questões abordadas, em cinco eixos temáticos, serão levadas para a Conferência Municipal de Assistência Social, prevista para acontecer nos dias 11 e 12 do corrente mês. As demandas já dialogadas junto aos outros Cras do município também serão discutidas com várias autoridades de serviços voltados às políticas públicas do SUAS.

“Fizemos um momento de discussão nos eixos: ‘Benefício e Transferência de Renda’, ‘Serviços, Programas e Projetos’, ‘Articulação entre Segmentos’, ‘Controle Social’, e Financiamento’, todos com o intuito de ouvir a sociedade civil, onde usuários podem trazer pontos a serem melhorados, ampliados e até mesmo criados, porque qualquer proposta analisada pode virar pauta da política de assistência social”, contou Helena Monteiro, supervisora dos Cras do município.

Para Adalsina Melo, de 68 anos, usuária do Cras Liberdade, esse momento foi muito construtivo. “Tudo que estamos discutindo aqui é muito importante, e eu acredito que as propostas foram ótimas, cada pessoa deu uma ideia e amarramos tudo com muito carinho. Acho que todos na Conferência Geral vão amar nossas propostas”, disse a idosa.

Conforme a coordenadora do Cras Liberdade, Tamyres Falcão, esse evento é de extrema importância para toda a comunidade. “É importante que o usuário seja visto como um cidadão de direito, inclusive são eles quem constroem as ideias e são muito gratos por essa participação e por ter um espaço onde possam exercer esse direito e opinar, fazendo parte dessa construção de mais políticas públicas”, destacou a coordenadora.

Sobre a Pré-Conferência

Tratando da temática “o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a Pré-Conferência foi realizada em todos os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), por etapas, desde o dia 28 de junho. Durante os eventos, busca-se levantar as principais demandas das comunidades, com relação às políticas públicas atuais, a fim de apresentá-las durante a Conferência Geral.