Prefeitura encerra o 1º Festival de Artes Inclusivas de Campina Grande e celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Com uma série de apresentações artísticas, lançamento de um site e de um guia informativo, a Prefeitura de Campina Grande encerrou, na noite desta terça-feira, o 1° Festival de Artes Inclusivas de Campina Grande. O evento, que aconteceu no Teatro Unifacisa, com transmissão pelo Youtube da PMCG e TV Maior, canal 11.1, marcou também as comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de Setembro. O guia informativo foi lançado na abertura do evento pelo prefeito Bruno Cunha Lima. Já o site foi lançado durante o encerramento.

O 1° Festival de Artes Inclusivas de Campina Grande foi uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, por meio das secretarias de Assistência Social e de Cultura, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos. Durante o evento, foram lançados um site e um guia, para dar suporte às pessoas com deficiência e suas famílias. O guia tem as principais informações como telefones e endereços de onde as pessoas podem ser assistidas pelo município e ficarão disponíveis nos postos de Saúde, na sede do Procon e na Coordenação da Pessoa com Deficiência. As informações também podem ser obtidas pelo site http://pcd.campinagrande.pb.gov.br

Encerramento

Estiveram presentes na programação de encerramento, os secretários Walker Neves, de Assistência Social; Giseli Sampaio, de Cultura; e Laryssa Almeida, de Ciência, Tecnologia; a gerente da Pessoa com Deficiência em Campina Grande, Edna Silva; a vereadora Carol Gomes; o presidente da Associação dos Surdos, José Thiago; e o diretor do Instituto dos Cegos, Jhon Queiroz.

“A arte é uma ferramenta de inclusão e é perceptível o seu alcance e pudemos celebrar isso nesse palco. Ela está para todos no contexto de atores sociais. A arte nivela, ela é uníssona”, afirmou a secretária Giseli Sampaio.

Já o secretário Walker Neves, falou sobre o Guia da Pessoa com Deficiência, lançado no Festival, que irá auxiliar as famílias e PCDs. “Este é um divisor de águas para Campina Grande. A gestão é sensível para criar políticas públicas para as pessoas com deficiência. O guia lançado hoje tem informações essenciais para as famílias de PDCs”, ressaltou Walker.

A gerente da Pessoa com Deficiência no Município, Edna Silva, também falou sobre o Guia e ainda sobre o site lançados no Festival. “Com o desenvolvimento do Guia da Pessoa com Deficiência, os familiares que possuam PCD vão saber seus direitos e onde estas pessoas podem procurar por assistência no município. O site vai auxiliar no cadastro dessas pessoas, para identificar qual a deficiência possuem”, reiterou Edna.

Programação

As apresentações artísticas de encerramento do Festival iniciaram com o pas de trois com os bailarinos Marley Lucena, Stênio Pablo e Laissa Guerreira. Em seguida, Ana Cecília e Vagner Gomes fizeram uma belíssima apresentação de samba. Jéssica Oliveira e Teberge apresentaram um duo de dança contemporânea, enquanto os alunos da Apae, Jéssica Macedo, Alexandre Porto, Auta Targino e Francisco José, juntamente com a professora Raissa Lima, trouxeram ao palco o piseiro.

O professor Vagner Gomes e a aluna da Apae, Germana Costa, encantaram a todos com um tradicional bolero. Cas Silva e Willi Leonardo fizeram um duo de dança contemporânea. Já Lucas Ferreira deslumbrou o público com sua apresentação de Break e, finalizando o evento, os bailarinos e secretários presentes cantaram e dançaram com o cantor Bruno Marques.